Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14570| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Escola pública: fatores influentes na sua gênese e desenvolvimento |
| Autor(es): | Magalhães, Suzana Marly da Costa Oliveira, Silvia Sales de Carvalho, Susana Silva |
| Palavras-chave: | Escola pública;Protestantismo;Catolicismo;Iluminismo;Industrialização |
| Data do documento: | 2000 |
| Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
| Citação: | MAGALHÃES, Suzana Marly da Costa; OLIVEIRA, Silvia Sales de; CARVALHO, Susana Silva. Escola pública: fatores influentes na sua gênese e desenvolvimento. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 2, n. 40, p. 93-106, 2000. |
| Resumo: | Impõe-se a necessidade de estudar a gênese da escola pública, em termos de uma história comparada, a fim de apontar suas características, causas e deficiências. Nesta perspectiva, o trabalho objetivou analisar os diferentes fatores que influenciaram na implantação do sistema público de ensino, através da abordagem dos principais marcos históricos da Idade Contemporânea - Reforma Protestante. Contra-Reforma católica, Revolução Científica, Iluminismo, surgimento dos Estados-Nação, Revolução Industrial - que impactaram a estruturação dos Sistemas Escolares Nacionais em todo o mundo; foi caracterizado o processo de implantação da escola pública em Portugal, França, Estados Unidos e Alemanha, influenciado principalmente pelas ideias iniciantes, interesses políticos e religiosos. |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14570 |
| ISSN: | (0102-1117) Impresso |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2000_art_smcmagalhaesssoliveira.pdf | 14,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.