Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14570
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Escola pública: fatores influentes na sua gênese e desenvolvimento
Autor(es): Magalhães, Suzana Marly da Costa
Oliveira, Silvia Sales de
Carvalho, Susana Silva
Palavras-chave: Escola pública;Protestantismo;Catolicismo;Iluminismo;Industrialização
Data do documento: 2000
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: MAGALHÃES, Suzana Marly da Costa; OLIVEIRA, Silvia Sales de; CARVALHO, Susana Silva. Escola pública: fatores influentes na sua gênese e desenvolvimento. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 2, n. 40, p. 93-106, 2000.
Resumo: Impõe-se a necessidade de estudar a gênese da escola pública, em termos de uma história comparada, a fim de apontar suas características, causas e deficiências. Nesta perspectiva, o trabalho objetivou analisar os diferentes fatores que influenciaram na implantação do sistema público de ensino, através da abordagem dos principais marcos históricos da Idade Contemporânea - Reforma Protestante. Contra-Reforma católica, Revolução Científica, Iluminismo, surgimento dos Estados-Nação, Revolução Industrial - que impactaram a estruturação dos Sistemas Escolares Nacionais em todo o mundo; foi caracterizado o processo de implantação da escola pública em Portugal, França, Estados Unidos e Alemanha, influenciado principalmente pelas ideias iniciantes, interesses políticos e religiosos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14570
ISSN: (0102-1117) Impresso
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_art_smcmagalhaesssoliveira.pdf14,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.