Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14435
Type: Artigo de Periódico
Title: Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
Authors: Mc Donald, Brendan Coleman
Keywords: Aprendizagem;Avaliação;Preconceitos;Testes
Issue Date: 2000
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: Mc DONALD, Brendan Coleman. Problemas na avaliação da aprendizagem escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 26-34, 2000.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo apresenta uma reflexão sobre os problemas práticos que professores enfrentam nas salas de aula em suas tentativas de avaliar cientificamente a aprendizagem dos seus alunos. O trabalho mostra a dificuldade de avaliar a aprendizagem com precisão através de notas, letras ou até conceitos. Apresenta vários preconceitos encontrados em professores que interferem indevidamente no processo de avaliação da aprendizagem. O estudo sugere mais uso das avaliações: formativas, diagnosticas e informais. Apresenta as características de um bom teste que é justamente o instrumento usado pelos professores para avaliar a aprendizagem.
Abstract: This article is a reflection on the practical problemas faced by teachers when they try to evaluate and measure scientifically the pupil's learning. The study shows how it is really impossible to represent this learning assessement with marks, numbers, letters and even certain concepts. It also presents a list of teacher's biases which unduly interfere with the assessment process. It recommends more use of Formative, Diagnostic and Informal assessment. The work also presents the characteristics of a good test or exam which is the instrument used by teachers in evaluating their students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14435
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2000_art_bcmcdonald.pdf8,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.