Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14389
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sobre o conhecimento do que algo é
Autor(es): Abath, André Joffily
Barbosa, Eduarda Calado
Palavras-chave: Conhecimento;Epistemologia;Contextualismo
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Argumentos Revista de Filosofia
Citação: Abath, A. J. ; Barbosa, E. C. (2010)
Resumo: Atribuições de conhecimento com a forma “S sabe o que X é” são comuns em nosso discurso cotidiano. Apesar disso, o conhecimento do que algo é foi, até o momento, esquecido pela literatura em epistemologia. Nosso propósito, neste artigo, é começar a remediar tal esquecimento. Defenderemos uma teoria contextualista acerca do conhecimento do que algo é, caracterizada por duas teses. De acordo com a primeira delas, os requerimentos para que um sujeito saiba o que algo é podem variar de acordo com o contexto em que tal conhecimento é atribuído, em uma escala com graus de exigência. De acordo com a segunda tese, o termo “saber”, quando ocorre em expressões da forma “S sabe o que X é”, é sensível ao contexto, sendo, ao menos em parte, semanticamente constituído por requerimentos que podem variar de acordo com o contexto de atribuição, em uma escala com graus de exigência.
Descrição: ABATH, André Joffily; BARBOSA, Eduarda Calado. Sobre o conhecimento do que algo é. Argumentos Revista de Filosofia. Fortaleza, Ano 2, n. 3, p. 1-7, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14389
ISSN: 1984-4255 (online)
1984-4247 (impresso)
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_ajabath.pdf89,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.