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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14389
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Sobre o conhecimento do que algo é |
Autor(es): | Abath, André Joffily Barbosa, Eduarda Calado |
Palavras-chave: | Conhecimento;Epistemologia;Contextualismo |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | Argumentos Revista de Filosofia |
Citação: | Abath, A. J. ; Barbosa, E. C. (2010) |
Resumo: | Atribuições de conhecimento com a forma “S sabe o que X é” são comuns em nosso discurso cotidiano. Apesar disso, o conhecimento do que algo é foi, até o momento, esquecido pela literatura em epistemologia. Nosso propósito, neste artigo, é começar a remediar tal esquecimento. Defenderemos uma teoria contextualista acerca do conhecimento do que algo é, caracterizada por duas teses. De acordo com a primeira delas, os requerimentos para que um sujeito saiba o que algo é podem variar de acordo com o contexto em que tal conhecimento é atribuído, em uma escala com graus de exigência. De acordo com a segunda tese, o termo “saber”, quando ocorre em expressões da forma “S sabe o que X é”, é sensível ao contexto, sendo, ao menos em parte, semanticamente constituído por requerimentos que podem variar de acordo com o contexto de atribuição, em uma escala com graus de exigência. |
Descrição: | ABATH, André Joffily; BARBOSA, Eduarda Calado. Sobre o conhecimento do que algo é. Argumentos Revista de Filosofia. Fortaleza, Ano 2, n. 3, p. 1-7, 2010. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14389 |
ISSN: | 1984-4255 (online) 1984-4247 (impresso) |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas |
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