Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14367
Tipo: | Dissertação |
Título : | Concepções de educação musical no Projeto Casa de Estudos Musicais |
Título en inglés: | Education concepts in Projeto Casa de Estudos Musicais |
Autor : | Guimarães, João Luis Soares Studart |
Tutor: | Rogério, Pedro |
Palabras clave : | Música – Estudo e ensino;Música – Instrução e estudo;Música – Aspectos Sociais;Music education;Professorial habitus |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | www.teses.ufc.br |
Citación : | GUIMARÃES, João Luis Soares Studart. Concepções de educação musical no Projeto Casa de Estudos Musicais. 2015. 120f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa apresenta como tema central as concepções de educação musical identificadas no projeto Casa de Estudos Musicais (CADEMUS), localizado na Casa José de Alencar, no bairro de Messejana, Fortaleza, Ceará. A abordagem teórica da pesquisa, ancorada na praxiologia de Bourdieu (2008, 1998, 1992, 1989, 1983), pelos conceitos de habitus, trajetória e capital, assim como na epistemologia dos saberes docentes apresentados por Tardif (2011) e nas concepções de educação musical que norteiam as ações de ensino e extensão na Universidade Federal do Ceará (MATOS, 2010, 2007, 2006) (MORAES, 2007, 1993) (SILVA, 2012), fornece categorias de análise a partir das quais compreendemos as concepções que se originam do habitus, da trajetória formativa e dos capitais culturais e escolares de três professores do projeto Casa de Estudos Musicais. A partir da exteriorização do habitus e da conversão dos capitais acumulados pelos agentes em concepções de educação musical no projeto CADEMUS, compete à pesquisa compreender o caráter pedagógico-musical do referido projeto, que se expressa nos procedimentos didáticos e metodológicos, referenciais teóricos e saberes da experiência utilizados pelos professores na condução das disciplinas de Canto Coral, Teclado e Musicalização, no período de 2013 a 2015. A metodologia empregada na pesquisa, de cunho qualitativo e com delineamento de estudo de caso, requisitou como procedimentos de coleta de dados a observação, a entrevista semi-estruturada e a aplicação de questionários abertos, os quais subsidiaram a análise das trajetórias de vida, dos processos formativos em música, da constituição e utilização das concepções de educação musical pelos agentes, no âmbito do projeto CADEMUS. |
Abstract: | This research has as its central theme the music education conceptions identified in the project Casa de Estudos Musicais (CADEMUS), located in Casa José de Alencar, in Messejana neighborhood, Fortaleza, Ceará. The theoretical approach to research, anchored in Bourdieu (2008, 1998, 1992, 1989, 1983), by habitus concepts, trajectory and capital, as well as the epistemology of teaching knowledge presented by Tardif (2011) and in music education concepts that guide teaching and extension measures at the Universidade Federal do Ceará (MATOS, 2010, 2007, 2006) (MORAES, 2007, 1993) (SILVA, 2012), provides analytical categories from which we understand the concepts arising from the habitus, the formative trajectory and the cultural and educational capital of three Project teachers Casa de Estudos Musicais. From the externalization of habitus and capital accumulated by the agents in music education concepts in CADEMUS project, it is research to understand the pedagogical and musical character of that project, which is expressed in the didactic and methodological procedures, theoretical frameworks and knowledge of experience used by teachers in conducting disciplines Choir, Keyboard and Musicalization, in the period from 2013 to 2015. The methodology used in research, qualitative approach and case study design, as requested procedures for data collection observation, interview semi-structured and the application of open questionnaires, which subsidize the analysis of life courses, the training processes in music, the creation and use of music education conceptions of the agents in the CADEMUS project. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14367 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_jlssguimaraes.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.