Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14361
Tipo: Tese
Título : Avaliação de programas educacionais para gestão: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-CE
Título en inglés: Assessment of Management Educational Programs: an evaluative case study in the Carmehil Group in Fortaleza
Autor : Parente, Francisco de Assis Camelo
Tutor: Lima, Marcos Antônio Martins
Palabras clave : Programas de desenvolvimento gerencial – Avaliação – Fortaleza(CE);Avaliação educacional – Fortaleza(CE);Carmehil(Grupo) – Avaliação;Educational Assessment;Institutional Assessment
Fecha de publicación : 2015
Editorial : www.teses.ufc.br
Citación : PARENTE, Francisco de Assis Camelo. Avaliação de programas educacionais para gestão: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-CE. 2015. 377f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Resumen en portugués brasileño: Avaliação de programas educacionais para gestão: um estudo de caso avaliativo no Grupo Carmehil em Fortaleza-CE, tem como problema: “Como aplicar, de forma participativa, um estudo avaliativo de programas educacionais de desenvolvimento gerencial centrado no diálogo?” O objetivo geral do trabalho consiste em aplicar um estudo avaliativo de programas educacionais de desenvolvimento gerencial, centrada no diálogo, que minimize as dificuldades dos programas existentes, detectadas junto aos atores sociais. E, como objetivos específicos: “Analisar a eficácia do programa de desenvolvimento gerencial em estudo; identificar e analisar as fragilidades e dificuldades do programa educacional em estudo; e desenvolver processo avaliativo baseado no diálogo com os atores sociais envolvidos”. O trabalho adota a estratégia metodológica quadripolar de De Bruyne; Herman; De Schoutheete (1977), no campo da avaliação educacional, a partir de quatro diferentes polos integrados: o epistemológico, o teórico, o morfológico e o técnico. A epistemologia se fundamenta na hermenêutica filosófica de Gadamer (2012a, 2012b), na avaliação educacional e no humanismo; a base teórica, no humanismo de Rogers (1977a, 197b), na avaliação educacional, em Stake (2006), Parlett e Hamilton (1982) e Saul (1988); e, na educação gerencial, em Maslow (1962), McGregor (1999), Herzberg e Mausner (1964) e Simon (1965). O polo morfológico apresenta os modelos avaliativos da base teórica. No polo técnico, o trabalho segue uma abordagem mista. Ele é prioritariamente qualitativo, sem desconsiderar dados quantitativos. Trata-se de um estudo de caso avaliativo de um “Programa Estratégico de Desenvolvimento Gerencial – PEDG”, do Grupo Carmehil, e os participantes recaem na coordenação técnica, nos professores e alunos do programa. Foram usados questionários com perguntas abertas e fechadas, observação participante, análise documental e entrevistas semiestruturadas, com o uso do gravador, preservando os aspectos éticos da pesquisa. Os alunos do PEDG demonstram uma percepção voltada para aspectos humanistas das funções gerenciais que desempenham, apesar de replicarem modelos tradicionais. Acredita-se que esteja faltando a figura do gestor/facilitador que desenvolva, em si, atributos pessoais que criam as condições para o desenvolvimento das potencialidades dos colaboradores. O gestor/facilitador encoraja cada pessoa a buscar o diálogo, a fazer perguntas, a ouvir as pessoas, respeitando-as nesse processo, num relacionamento de abertura para a expressão dos sentimentos num clima de solidariedade humana. As empresas, hoje, precisam buscar uma experiência de grupo para gerarem resultados não apenas econômicos e sociais como também emocionais, já que as pessoas lidam com gente e gente é emoção e precisa ser trabalhada para gerarem um clima de confiança mútua. E a aplicação de estudo avaliativo de programa de desenvolvimento gerencial, centrado no diálogo, passa por um circuito processológico da avaliação educacional, com ênfase numa avaliação mediata.
Abstract: Assessment of Management Educational Programs: an evaluative case study in the Carmehil Group in Fortaleza established as research problem the issue of: “How to apply, in a participatory manner, an evaluative study of educational programs for management development based on dialogue?” The overall objective of the present work consists of carrying out an evaluative study of educational programs for management development based on dialogue that is able to minimize the difficulties of existing programs, detected among social actors. And, as specific objectives the study aims to: “Analyze the effectiveness of the management development program under study; identify and analyze the weaknesses and difficulties of the educational program under study; and develop an assessment process based on the dialogue with the social actors involved”. The work adopts the four pillar methodological strategy of De Bruyne, Herman and De Schoutheete (1977) in the field of educational assessment, from four different integrated views: Epistemological, theoretical, morphological and technical. The epistemology is based on the philosophical hermeneutics of Gadamer (2012a, 2012b), in educational assessment and humanism. The theory is grounded on the humanism of Rogers (1977a, 197b), on the educational assessment in Stake (2006), Parlett and Hamilton (1982), and Saul (1988); and on the business education in Maslow (1962), McGregor (1999), Herzberg e Mausner (1964) and Simon (1965). The morphological pillar features the assessment models of the theoretical basis. As for the technical pillar, the work adopts a mixed approach – primarily qualitative, without disregarding quantitative data. It is an evaluative case study of a "Strategic Program of Management Development – PEDG" of the Carmehil Group, and the participants are members of the technical coordination, teachers and students of the Program. Questionnaires with open and closed questions, participant observation, document analysis and semistructured interviews were carried out, using the recorder as to secure the ethical aspects of the research. The PEDG students showed clear awareness of humanistic aspects of their managerial roles despite reproducing traditional models. It is believed that the figure of the manager / facilitator who can himself/herself develop personal attributes that create the conditions for developing employees’ potential is missing. The manager / facilitator encourages each person to seek dialogue, ask questions, listen to people, respect them in this process in an open relationship that fosters the expression of feelings in an atmosphere of human solidarity. Companies today need to seek a group experience that can generate not only economic and social results but emotional results as well – people deal with people and people are made of emotions and these need to be fostered so as to generate an atmosphere of mutual trust. And carrying out an evaluative study of a management development program based on dialogue involves going through the process of educational assessment with a focus on mediate evaluation.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14361
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_tese_facparente.pdf4,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.