Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14322
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo
Autor : Vasconcelos, José Gerardo
Palabras clave : Escola;Processos de subjetivação;Espaço disciplinar;Tempo
Fecha de publicación : 1999
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : VASCONCELOS, José Gerardo. Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 53-61, 1999.
Resumen en portugués brasileño: Tem esse estudo o objetivo de analisar o disciplinamento na educação, tomando-se como referência os estudos de Michel Foucault e seus consequentes desdobramentos no controle tempo, na distribuição do espaço escolar, na pirâmide de olhares atentos e meticulosos que visam o bom adestramento dos sujeitos e disciplina de seus corpos.
Abstract: This study has as its objective to analyzing the disciplinary in education, taking as its reference the studies Michel Foucault and consequent affects on time control, the distribution of school space, before the attentive and exacting gaze of those who demand good training and disciplines for their bodies.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14322
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1999_art_jgvasconcelos.pdf8,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.