Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14274
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A educação como esfera de ação ilusionista em clima de campanha e conspiração |
Autor(es): | Cavalcante, Maria Juraci Maia |
Palavras-chave: | Campanha;Conspiração política;Modernidade;Educação |
Data do documento: | 1998 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. A educação como esfera de ação ilusionista em clima de campanha e conspiração. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 20, n. 36, p. 42-50, 1998. |
Resumo: | O presente artigo esboça uma análise que relaciona campanhas de alfabetização, conspiração política e projetos de modernização relativos à história recente do Brasil, com o intuito, por um lado, de reunir evidências para um entendimento sociológico da educação popular como esfera de ação emergencial de governos "ilusionistas"; e, por outro, sugerir a combinação de fontes jornalísticas e especializadas como estratégia metodológica adequada aos estudos históricos. |
Abstract: | This paper outlines an analysis which relates educational campaigns, political conspiracy and modernization projects concerning Brazilian recent History. It aims at, on the one hand, gathering evidence for a sociological understanding of popular education as an issue of emergency action by "illusionist" governments, and, on the other hand, suggesting a mix of journalistic and specialized sources as a strategy appropriate to historical studies. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14274 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1998_art_mjmcavalcante.pdf | 8,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.