Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14269
Type: Artigo de Periódico
Title: Momentos da educação a distância no Brasil
Authors: Farias, Mônica Façanha
Keywords: Educação a distância;Idealismo;Normalização;Emancipação
Issue Date: 1998
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: FARIAS, Mônica Façanha. Momentos da educação a distância no Brasil. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 20, n. 35, p. 89-98, 1998.
Abstract in Brazilian Portuguese: Sinopse das experiências em Educação a Distância no Brasil a partir da década de 1921/30, estabelecendo os rumos que esta tomou ao longo de mais de 70 anos, destacando seu papel no contexto da educação atual. O estudo define três momentos - o IDEALISMO, a NORMATIZAÇAO e a EMANCIPAÇÃO - na história da atividade, os quais denotam formas diferenciadas de interpretar e justificar a EAD no Brasil. Essa modalidade de ensino tem-se mostrado indispensável para que se obtenha uma educação de qualidade. Finaliza salientando as contradições ainda vigentes entre discurso e projetos oficiais para o setor e as experiências implementadas.
Abstract: A synopsis of Long Distance Education (LDE) in Brazilfrom 1921 to the present. It showed the route taken since the 1970s and particularly its role in the current educational contexto. The study defined three moments - the idealism, the rationalization and emancipation - in the history of this activity, that denote diverse interpretations and justification of LDE in Brazil. That teaching approach proved to be indispensable to students that pursue quality education. Concluded by pointing to contradictions still existent between discourse and practice in this sector and to implemented experiences.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14269
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1998_art_mffarias.pdf8,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.