Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14252
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Alguns dos fundamentos que inspiram a formação dos professores: uma reflexão sobre os cursos de educação continuada
Autor(es): Sousa, Francisco das Chagas de Loiola
Palavras-chave: Formação docente;Concepções pedagógicas;Formação Continuada
Data do documento: 1997
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola. Alguns dos fundamentos que inspiram a formação dos professores: uma reflexão sobre os cursos de educação continuada. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 19, n. 34, p. 29-35, 1997.
Resumo: Este estudo discute a relação entre a formação docente e as concepções pedagógicas com base nos depoimentos das professoras investigadas. O texto enfoca as racionalidades dos docentes frente aos saberes adquiridos nos cursos de formação continuada e a construção da sua identidade. Concluímos que esta é construída no contexto sociocultural no qual o docente está inserido e é renovada no dia-a-dia da prática pedagógica. Através dessa investigação, constatamos também que os fundamentos teóricos que sustentam os discursos dessas professoras refletem o pensamento de John Locke e outros, sobretudo nos referenciais teóricos que, tradicionalmente, tratam a educação sob o ponto de vista normativo e de Célestin Freinet e de Piaget/ Emilia Ferreiro (construtivismo), estes últimos apontados como mais inovadores.
Abstract: Cette recherche examine la relation entre la formation à l'enseignement et les conceptions pédagogiques des enseignantes, plus particulierêment,la question de la rationalité des ensegnantes sera analysée en relation avec les savoir qu 'elles possèdent la construction de leur identité. Les données ecueillies permettent de conclure que lidentité professionnelle se construit dans le contexte socio-culturel dans lequel l'enseignante s'insere et se renouvelle jour aprês jour dans sa pratique quotidienne. L'examen des fondement theòriques des discours des enseignantes montre qu'elles se basent surtout, d'une part, en Célestin Freinet et aussi en Piaget/Emília Ferreiro (construtivisme) et, d'autre part, sur les idées plus traditionnelles de penseurs comme John Lock qui voient l'education d'un point de vue normatif.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14252
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_art_fclsousa.pdf6,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.