Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14252Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Sousa, Francisco das Chagas de Loiola | - |
| dc.date.accessioned | 2015-11-28T16:30:25Z | - |
| dc.date.available | 2015-11-28T16:30:25Z | - |
| dc.date.issued | 1997 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola. Alguns dos fundamentos que inspiram a formação dos professores: uma reflexão sobre os cursos de educação continuada. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 19, n. 34, p. 29-35, 1997. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14252 | - |
| dc.description.abstract | Cette recherche examine la relation entre la formation à l'enseignement et les conceptions pédagogiques des enseignantes, plus particulierêment,la question de la rationalité des ensegnantes sera analysée en relation avec les savoir qu 'elles possèdent la construction de leur identité. Les données ecueillies permettent de conclure que lidentité professionnelle se construit dans le contexte socio-culturel dans lequel l'enseignante s'insere et se renouvelle jour aprês jour dans sa pratique quotidienne. L'examen des fondement theòriques des discours des enseignantes montre qu'elles se basent surtout, d'une part, en Célestin Freinet et aussi en Piaget/Emília Ferreiro (construtivisme) et, d'autre part, sur les idées plus traditionnelles de penseurs comme John Lock qui voient l'education d'un point de vue normatif. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Concepções pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
| dc.title | Alguns dos fundamentos que inspiram a formação dos professores: uma reflexão sobre os cursos de educação continuada | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Este estudo discute a relação entre a formação docente e as concepções pedagógicas com base nos depoimentos das professoras investigadas. O texto enfoca as racionalidades dos docentes frente aos saberes adquiridos nos cursos de formação continuada e a construção da sua identidade. Concluímos que esta é construída no contexto sociocultural no qual o docente está inserido e é renovada no dia-a-dia da prática pedagógica. Através dessa investigação, constatamos também que os fundamentos teóricos que sustentam os discursos dessas professoras refletem o pensamento de John Locke e outros, sobretudo nos referenciais teóricos que, tradicionalmente, tratam a educação sob o ponto de vista normativo e de Célestin Freinet e de Piaget/ Emilia Ferreiro (construtivismo), estes últimos apontados como mais inovadores. | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 1997_art_fclsousa.pdf | 6,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.