Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Francisco das Chagas de Loiola-
dc.date.accessioned2015-11-28T16:30:25Z-
dc.date.available2015-11-28T16:30:25Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.citationSOUSA, Francisco das Chagas de Loiola. Alguns dos fundamentos que inspiram a formação dos professores: uma reflexão sobre os cursos de educação continuada. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 19, n. 34, p. 29-35, 1997.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14252-
dc.description.abstractCette recherche examine la relation entre la formation à l'enseignement et les conceptions pédagogiques des enseignantes, plus particulierêment,la question de la rationalité des ensegnantes sera analysée en relation avec les savoir qu 'elles possèdent la construction de leur identité. Les données ecueillies permettent de conclure que lidentité professionnelle se construit dans le contexte socio-culturel dans lequel l'enseignante s'insere et se renouvelle jour aprês jour dans sa pratique quotidienne. L'examen des fondement theòriques des discours des enseignantes montre qu'elles se basent surtout, d'une part, en Célestin Freinet et aussi en Piaget/Emília Ferreiro (construtivisme) et, d'autre part, sur les idées plus traditionnelles de penseurs comme John Lock qui voient l'education d'un point de vue normatif.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectConcepções pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.titleAlguns dos fundamentos que inspiram a formação dos professores: uma reflexão sobre os cursos de educação continuadapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo discute a relação entre a formação docente e as concepções pedagógicas com base nos depoimentos das professoras investigadas. O texto enfoca as racionalidades dos docentes frente aos saberes adquiridos nos cursos de formação continuada e a construção da sua identidade. Concluímos que esta é construída no contexto sociocultural no qual o docente está inserido e é renovada no dia-a-dia da prática pedagógica. Através dessa investigação, constatamos também que os fundamentos teóricos que sustentam os discursos dessas professoras refletem o pensamento de John Locke e outros, sobretudo nos referenciais teóricos que, tradicionalmente, tratam a educação sob o ponto de vista normativo e de Célestin Freinet e de Piaget/ Emilia Ferreiro (construtivismo), estes últimos apontados como mais inovadores.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_art_fclsousa.pdf6,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.