Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14225
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Escola e comunidade: tomando partido pela participação
Autor : Matos, Kelma Socorro Lopes de
Maia, Maurício Holanda
Palabras clave : Escola;Comunidade;Participação
Fecha de publicación : 1995
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : MATOS, Kelma Socorro Lopes de; MAIA, Maurício Holanda. Escola e comunidade: tomando partido pela participação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 100-108, 1995.
Resumen en portugués brasileño: Este texto propõe-se a oferecer aos professores e demais profissionais da educação, principalmente os da Escola Pública, informações e um roteiro de discussão que possam subsidiá-los na tarefa de refletir a realidade das experiências de participação da comunidade na escola e da escola na comunidade. A necessidade de refletirmos sobre a realidade das práticas de participação, na relação entre escola e comunidade, não se configura como mero exercício intelectual e sim como contribuição diante dos desafios impostos pela nossa prática, na medida em que estamos buscando diagnosticar e avaliar as condições, os limites, as possibilidades e os resultados até aqui conseguidos em algumas experiências onde se tem tentado incrementar o nível de participação da comunidade na escola e da escola na comunidade. O nosso ponto de partida e de chegada deve ser, para cada leitor, a própria realidade concreta e imediata do seu cotidiano de trabalho escolar - educativo. A primeira pergunta que temos então a fazer é : há prática participativa no meu local de trabalho? Se a resposta é negativa, o que explicaria essa ausência de participação? Se a resposta é positiva, em que medida e de que forma ocorre a participação que acreditamos existir? Mas também, teríamos de nos perguntar, o que está sendo compreendido por participação? O intinerário que vamos percorrer agora não tem a menor pretensão de oferecer respostas prontas e certas, e muito menos receitas do que fazer para tomar a participação na relação entre escola e comunidade possível, ou melhor...
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14225
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1995_art_kslmatosmhmaia.pdf8,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.