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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira
Autor(es): Rodrigues, Rui Martinho
Palavras-chave: Patrimonialismo;Sociedade;Educação
Data do documento: 1995
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: RODRIGUES, Rui Martinho. O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 45-54, 1995.
Resumo: A tentativa de reunir ao estudo das especificidades do ensino, do aprendizado e demais desafios estritamente educacionais, às considerações da sociedade inclusiva, pode ser objeto de diferentes abordagens, uma das quais é o exame da influência do patrimonialismo sobre a educação no Brasil. Para isso podemos incursionar, inicialmente, pelas peculiaridades da sociedade brasileira. O patrimonialismo é uma forma de dominação tradicional, "...inspirada diretamente na economia doméstica (oikos) (...) vincula-se a uma ordem estamental, onde os direitos e as obrigações são alocados basicamente de acordo com o prestígio e os privilégios estamentais. A organização política patrimonial dar-se-ia na medida em que o dominante organizasse de forma análoga ao seu poder doméstico o poder estatal (...) vincula dominantes e dominados por meio de uma comunidade consensual (...) que repousa na convicção de que o poder senhorial exercido tradicionalmente constitui direito legítimo do seu senhor. (...) Apropriando-se dos cargos administrativos e monopolizando-os, a dominação patrimonial não estabelece distinção entre as esferas pública e privada ... ". (F.G.V., 1986:874)...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14207
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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