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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14207
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira |
Authors: | Rodrigues, Rui Martinho |
Keywords: | Patrimonialismo;Sociedade;Educação |
Issue Date: | 1995 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | RODRIGUES, Rui Martinho. O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 45-54, 1995. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A tentativa de reunir ao estudo das especificidades do ensino, do aprendizado e demais desafios estritamente educacionais, às considerações da sociedade inclusiva, pode ser objeto de diferentes abordagens, uma das quais é o exame da influência do patrimonialismo sobre a educação no Brasil. Para isso podemos incursionar, inicialmente, pelas peculiaridades da sociedade brasileira. O patrimonialismo é uma forma de dominação tradicional, "...inspirada diretamente na economia doméstica (oikos) (...) vincula-se a uma ordem estamental, onde os direitos e as obrigações são alocados basicamente de acordo com o prestígio e os privilégios estamentais. A organização política patrimonial dar-se-ia na medida em que o dominante organizasse de forma análoga ao seu poder doméstico o poder estatal (...) vincula dominantes e dominados por meio de uma comunidade consensual (...) que repousa na convicção de que o poder senhorial exercido tradicionalmente constitui direito legítimo do seu senhor. (...) Apropriando-se dos cargos administrativos e monopolizando-os, a dominação patrimonial não estabelece distinção entre as esferas pública e privada ... ". (F.G.V., 1986:874)... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14207 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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