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dc.contributor.authorRodrigues, Rui Martinho-
dc.date.accessioned2015-11-27T15:25:58Z-
dc.date.available2015-11-27T15:25:58Z-
dc.date.issued1995-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rui Martinho. O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 45-54, 1995.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14207-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimonialismopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO patrimonialismo na sociedade e na educação brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA tentativa de reunir ao estudo das especificidades do ensino, do aprendizado e demais desafios estritamente educacionais, às considerações da sociedade inclusiva, pode ser objeto de diferentes abordagens, uma das quais é o exame da influência do patrimonialismo sobre a educação no Brasil. Para isso podemos incursionar, inicialmente, pelas peculiaridades da sociedade brasileira. O patrimonialismo é uma forma de dominação tradicional, "...inspirada diretamente na economia doméstica (oikos) (...) vincula-se a uma ordem estamental, onde os direitos e as obrigações são alocados basicamente de acordo com o prestígio e os privilégios estamentais. A organização política patrimonial dar-se-ia na medida em que o dominante organizasse de forma análoga ao seu poder doméstico o poder estatal (...) vincula dominantes e dominados por meio de uma comunidade consensual (...) que repousa na convicção de que o poder senhorial exercido tradicionalmente constitui direito legítimo do seu senhor. (...) Apropriando-se dos cargos administrativos e monopolizando-os, a dominação patrimonial não estabelece distinção entre as esferas pública e privada ... ". (F.G.V., 1986:874)...pt_BR
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