Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14196
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A educação popular entre a ciência e a fé: novas questões sobre um velho dilema |
Authors: | Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos |
Keywords: | Educação popular;Ciência e fé;Revolução social |
Issue Date: | 1994 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. A educação popular entre a ciência e a fé: novas questões sobre um velho dilema. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 16, n. 27 e 28, p. 51-57, 1994. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Sinônima de militância política de esquerda, a educação popular, em muitos casos, ainda subsiste como uma prática político-educativa cujo objetivo principal é o da conscientização dos trabalhadores da sua situação de explorados e da necessidade de, através da organização em movimentos populares, superar esta situação. Embora inicialmente relacionada a atividades escolares, como a alfabetização de adultos, por exemplo, é interessante observar, salvo raras exceções, como a educação popular transformou-se quase exclusivamente em educação para a consciência, para a militância, de tal modo que sob o termo educadores populares quase sempre encontramos os militantes da revolução social... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14196 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1994_art_brbeserra.pdf | 6,99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.