Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14196| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | A educação popular entre a ciência e a fé: novas questões sobre um velho dilema |
| Autor(es): | Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos |
| Palavras-chave: | Educação popular;Ciência e fé;Revolução social |
| Data do documento: | 1994 |
| Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
| Citação: | BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. A educação popular entre a ciência e a fé: novas questões sobre um velho dilema. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 16, n. 27 e 28, p. 51-57, 1994. |
| Resumo: | Sinônima de militância política de esquerda, a educação popular, em muitos casos, ainda subsiste como uma prática político-educativa cujo objetivo principal é o da conscientização dos trabalhadores da sua situação de explorados e da necessidade de, através da organização em movimentos populares, superar esta situação. Embora inicialmente relacionada a atividades escolares, como a alfabetização de adultos, por exemplo, é interessante observar, salvo raras exceções, como a educação popular transformou-se quase exclusivamente em educação para a consciência, para a militância, de tal modo que sob o termo educadores populares quase sempre encontramos os militantes da revolução social... |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14196 |
| ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 1994_art_brbeserra.pdf | 6,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.