Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14192
Type: Artigo de Periódico
Title: A formação do profissional em educação: generalista ou especialista
Authors: CARVALHO, Kátia de Lima
Keywords: Formação educacional;Generalista ou especialista;Sociedade;Garantia de recursos
Issue Date: 1993
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: CARVALHO, K. L. (1993)
Abstract in Brazilian Portuguese: A formação dos profissionais da educação tem sido, nas últimas décadas, objeto de estudo e discussões. Professores e especialistas educacionais se reúnem em associações e nos seus congressos retomam a discussão do tema. Merece destaque o papel da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) que desde 1980 preocupa-se com o problema e, em sucessivos encontros, vem tentando chegar a algumas ideias básicas que orientem os esforços de cada instituição, na busca de novas configurações para a formação do Educador. Entre estas ideias podem-se destacar: 1) a afirmação de que a formação do educador, bem como a transformação do sistema educacional, está intimamente articulada com as condições da sociedade em que se está inserido; 2) o fato de que é dever do Estado garantir os recursos necessários à educação 3) a valorização do professor; 4) a gestão democrática da escola; e 5) a liberdade para se experimentar novas modalidades para a formação dos educadores, a partir de uma base comum nacional...
Description: CARVALHO, Kátia de Lima. A formação do profissional em educação: generalista ou especialista. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 177-189, 1992/1993.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14192
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1992_art_klcarvalho.pdf4,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.