Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14176
Type: Artigo de Periódico
Title: Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos
Authors: Leitinho, Meirecele Calíope
Keywords: Currículos;Análise de paradigmas;Organização
Issue Date: 1993
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: LEITINHO, M. C. (1993)
Abstract in Brazilian Portuguese: No processo de análise dos paradigmas de desenvolvimento de Currículos, é de fundamental importância a compreensão dos significados e práticas que cada um encerra, bem como as possíveis relações estabelecidas entre eles e os vários movimentos educacionais surgidos no Brasil no período em que, de forma sistemática e institucionalizada, se desenvolveram os estudos sobre currículo (décadas de 60, 70, 80). Segundo Domingues(1986) há três tipos de paradigmas curriculares: "o técnico linear, o circular-consensual e o dinâmico- dialógico." Cada um deles está ligado a um interesse determinado,de pessoas ou grupos sociais. Utilizando a classificação de interesses realizada por Habermas, Domingues afirma que, o paradigma técnico-linear está associado ao interesse no controle técnico; o circular/consensual ao interesse na compreensão; e o dinâmico-dialógico ao interesse emancipatório. Ele afirma, ainda, que o paradigma técnico-linear fundamenta-se no controle técnico "com uma reação em cadeia, definindo variáveis envolvidas no currículo, criando um sistema para a tomada de decisões para o seu desenvolvimento"...
Description: LEITINHO, Meirecele Calíope. Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 113-117, 1992/1993.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14176
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1992_art_mcleitinho.pdf2,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.