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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Leitinho, Meirecele Calíope | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-26T14:03:24Z | - |
dc.date.available | 2015-11-26T14:03:24Z | - |
dc.date.issued | 1993 | - |
dc.identifier.citation | LEITINHO, M. C. (1993) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14176 | - |
dc.description | LEITINHO, Meirecele Calíope. Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 113-117, 1992/1993. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Análise de paradigmas | pt_BR |
dc.subject | Organização | pt_BR |
dc.title | Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No processo de análise dos paradigmas de desenvolvimento de Currículos, é de fundamental importância a compreensão dos significados e práticas que cada um encerra, bem como as possíveis relações estabelecidas entre eles e os vários movimentos educacionais surgidos no Brasil no período em que, de forma sistemática e institucionalizada, se desenvolveram os estudos sobre currículo (décadas de 60, 70, 80). Segundo Domingues(1986) há três tipos de paradigmas curriculares: "o técnico linear, o circular-consensual e o dinâmico- dialógico." Cada um deles está ligado a um interesse determinado,de pessoas ou grupos sociais. Utilizando a classificação de interesses realizada por Habermas, Domingues afirma que, o paradigma técnico-linear está associado ao interesse no controle técnico; o circular/consensual ao interesse na compreensão; e o dinâmico-dialógico ao interesse emancipatório. Ele afirma, ainda, que o paradigma técnico-linear fundamenta-se no controle técnico "com uma reação em cadeia, definindo variáveis envolvidas no currículo, criando um sistema para a tomada de decisões para o seu desenvolvimento"... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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