Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14174
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O planejamento da educação como um processo técnico, político e administrativo |
Autor(es): | Sá, Maria Ivoni Pereira de |
Palavras-chave: | Planejamento educacional;Processo político;Processo técnico;Processo administrativo |
Data do documento: | 1993 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | SÁ, Maria Ivoni Pereira de. O planejamento da educação como um processo técnico, político e administrativo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 87-95, 1992/1993. |
Resumo: | O planejamento da educação tem como objetivo a racionalização, do trabalho com vistas à eficiência e à eficácia do ensino, estabelecendo correlação entre o que o sistema escolar realiza e o que é chamado a realizar. Lozzano e Martin (1975) explicam que o objetivo essencial do planejamento educacional consiste em alcançar e correlacionar, no mais alto grau possível, eficiência interna e eficiência externa. Por eficiência interna entende-se a capacidade que o sistema evidencia de atender à demanda por educação, nos diversos graus ou níveis de ensino, bem como a atenção que dedica às necessidades individuais dos educandos, à qualidade do produto que entrega à sociedade e a aplicação racional dos recursos destinados à educação. A eficiência externa, por outro lado "é determinada por sua resposta às exigências presentes e previsíveis do desenvolvimento global de sociedade" (Lozzano e Martin, 1975)... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14174 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1991_art_mipsa.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.