Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14174
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O planejamento da educação como um processo técnico, político e administrativo
Autor(es): Sá, Maria Ivoni Pereira de
Palavras-chave: Planejamento educacional;Processo político;Processo técnico;Processo administrativo
Data do documento: 1993
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: SÁ, Maria Ivoni Pereira de. O planejamento da educação como um processo técnico, político e administrativo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 87-95, 1992/1993.
Resumo: O planejamento da educação tem como objetivo a racionalização, do trabalho com vistas à eficiência e à eficácia do ensino, estabelecendo correlação entre o que o sistema escolar realiza e o que é chamado a realizar. Lozzano e Martin (1975) explicam que o objetivo essencial do planejamento educacional consiste em alcançar e correlacionar, no mais alto grau possível, eficiência interna e eficiência externa. Por eficiência interna entende-se a capacidade que o sistema evidencia de atender à demanda por educação, nos diversos graus ou níveis de ensino, bem como a atenção que dedica às necessidades individuais dos educandos, à qualidade do produto que entrega à sociedade e a aplicação racional dos recursos destinados à educação. A eficiência externa, por outro lado "é determinada por sua resposta às exigências presentes e previsíveis do desenvolvimento global de sociedade" (Lozzano e Martin, 1975)...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14174
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1991_art_mipsa.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.