Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14161
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O desenvolvimento da linha de pesquisa da compreensão existencial na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará |
Autor : | Pinto, Leonel Correia Sá, Maria Ivoni Pereira de |
Palabras clave : | Linha de pesquisa;Compreensão existencial;Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 1991 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | PINTO, Leonel Correia; SÁ, Maria Ivoni Pereira de. O desenvolvimento da linha de pesquisa da compreensão existencial na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 14, n. 21 e 22 p. 73-94, 1991. |
Resumen en portugués brasileño: | As questões relacionadas com a origem do Mundo, ou sua constituição, e as condições da existência sempre inquietaram o homem e despertaram-no para a reflexão. Nessa perspectiva, educadores humanistas muitas vezes demonstraram sua preocupação ante o despreparo das pessoas que cursaram o sistema regular de ensino, para superar a problemática existencial e encararem suas vidas de forma mais construtiva e com mais entusiasmo. O fato é que não é nada fácil ajudar as novas gerações nas escolas, em seu desenvolvimento pessoal. A formação de educadores sempre incluiu disciplinas pedagógicas e psicológicas nos seus cursos e, contudo, o efeito esperado não se fazia sentir na prática: quer na solução dos próprios problemas existenciais, quer na ação docente... |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14161 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1991_art_lcpinto.pdf | 9,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.