Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14159
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Gramsci e a formação de educadores: revendo a teoria gramscista para melhor entender a proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFC |
Autor : | Fernandes, Maria Estrela Araújo |
Palabras clave : | Teoria Gramscista;Formação de Professores;Curso de Pedagogia da UFC |
Fecha de publicación : | 1991 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Gramsci e a formação de educadores: revendo a teoria gramscista para melhor entender a proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFC. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 14, n. 21 e 22 p. 31-46, 1991. |
Resumen en portugués brasileño: | A questão da formação de educadores apresenta-se como fundamental na análise da problemática educacional brasileira. Há várias tendências que tentam, ora centralizar ou reduzir toda a análise da nossa educação nesta questão, partindo de uma visão puramente técnico-metodológica. Essas tendências partem de um paradigma positivista e naturalista que tenta transformar a investigação do social pelo mesmo critério das ciências naturais e que acredita numa linguagem neutra da investigação com eliminação da figura do investigador. Isto dá origem a instrumentos estandartizados, reduzindo a função da pesquisa na comprovação de teorias ou "modelos pré-estabelecidos". Portanto, além de generalizar, por um lado, a concepção teórica, esse paradigma, por outro lado, também generaliza o contexto social... |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14159 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1991_art_meafernandes.pdf | 6,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.