Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14159
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFernandes, Maria Estrela Araújo-
dc.date.accessioned2015-11-25T17:25:16Z-
dc.date.available2015-11-25T17:25:16Z-
dc.date.issued1991-
dc.identifier.citationFERNANDES, Maria Estrela Araújo. Gramsci e a formação de educadores: revendo a teoria gramscista para melhor entender a proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFC. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 14, n. 21 e 22 p. 31-46, 1991.-
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14159-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria Gramscistapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogia da UFCpt_BR
dc.titleGramsci e a formação de educadores: revendo a teoria gramscista para melhor entender a proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFCpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA questão da formação de educadores apresenta-se como fundamental na análise da problemática educacional brasileira. Há várias tendências que tentam, ora centralizar ou reduzir toda a análise da nossa educação nesta questão, partindo de uma visão puramente técnico-metodológica. Essas tendências partem de um paradigma positivista e naturalista que tenta transformar a investigação do social pelo mesmo critério das ciências naturais e que acredita numa linguagem neutra da investigação com eliminação da figura do investigador. Isto dá origem a instrumentos estandartizados, reduzindo a função da pesquisa na comprovação de teorias ou "modelos pré-estabelecidos". Portanto, além de generalizar, por um lado, a concepção teórica, esse paradigma, por outro lado, também generaliza o contexto social...pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1991_art_meafernandes.pdf6,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.