Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14159
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Gramsci e a formação de educadores: revendo a teoria gramscista para melhor entender a proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFC |
Autor(es): | Fernandes, Maria Estrela Araújo |
Palavras-chave: | Teoria Gramscista;Formação de Professores;Curso de Pedagogia da UFC |
Data do documento: | 1991 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Gramsci e a formação de educadores: revendo a teoria gramscista para melhor entender a proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFC. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 14, n. 21 e 22 p. 31-46, 1991. |
Resumo: | A questão da formação de educadores apresenta-se como fundamental na análise da problemática educacional brasileira. Há várias tendências que tentam, ora centralizar ou reduzir toda a análise da nossa educação nesta questão, partindo de uma visão puramente técnico-metodológica. Essas tendências partem de um paradigma positivista e naturalista que tenta transformar a investigação do social pelo mesmo critério das ciências naturais e que acredita numa linguagem neutra da investigação com eliminação da figura do investigador. Isto dá origem a instrumentos estandartizados, reduzindo a função da pesquisa na comprovação de teorias ou "modelos pré-estabelecidos". Portanto, além de generalizar, por um lado, a concepção teórica, esse paradigma, por outro lado, também generaliza o contexto social... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14159 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1991_art_meafernandes.pdf | 6,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.