Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14159
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gramsci e a formação de educadores: revendo a teoria gramscista para melhor entender a proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFC
Autor(es): Fernandes, Maria Estrela Araújo
Palavras-chave: Teoria Gramscista;Formação de Professores;Curso de Pedagogia da UFC
Data do documento: 1991
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Gramsci e a formação de educadores: revendo a teoria gramscista para melhor entender a proposta curricular do Curso de Pedagogia da UFC. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 14, n. 21 e 22 p. 31-46, 1991.
Resumo: A questão da formação de educadores apresenta-se como fundamental na análise da problemática educacional brasileira. Há várias tendências que tentam, ora centralizar ou reduzir toda a análise da nossa educação nesta questão, partindo de uma visão puramente técnico-metodológica. Essas tendências partem de um paradigma positivista e naturalista que tenta transformar a investigação do social pelo mesmo critério das ciências naturais e que acredita numa linguagem neutra da investigação com eliminação da figura do investigador. Isto dá origem a instrumentos estandartizados, reduzindo a função da pesquisa na comprovação de teorias ou "modelos pré-estabelecidos". Portanto, além de generalizar, por um lado, a concepção teórica, esse paradigma, por outro lado, também generaliza o contexto social...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14159
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1991_art_meafernandes.pdf6,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.