Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14145
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Percepção, ensino e aprendizagem |
Autor(es): | Pinto, Leonel Correia |
Palavras-chave: | Percepção;Ensino;Aprendizagem |
Data do documento: | 1990 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | PINTO, Leonel Correia. Percepção, ensino e aprendizagem. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 13, n. 19 e 20, p. 01-23, 1990. |
Resumo: | A um nível mais próximo da fisiologia do organismo, percepção diz "sensopercepção" e, a um nível mais afastado, se diz "percepção extra-sensorial". Percepção é o ramo da psicologia mais estudado experimentalmente, ao menos, tanto quanto o condicionamento. A metodologia escolar, no entanto, não lhe tem dado o realce que merece. O estudo da percepção abrange a sensopercepção, a percepção das coisas do mundo material, a percepção interpessoal e social. Sensopercepção - A sensação difere bastante da percepção, numa análise científica (de laboratório). A sensação é um conceito reservado para o fato de receber estímulos através de algum órgão dos sentidos, ou receptor sensorial. Pelo critério dos sentidos, temos vários tipos de estímulos: visuais ou luminosos, acústicos ou auditivos, olfativos, gustativos, táteis-térmicos ou de pressão, e, além destes cinco tipos conhecidos, temos ainda os estímulos cenestésicos ou viscerais, cinestéticos ou do movimento (receptor: articulações do esqueleto e extremidades neuro-musculares), e estáticos ou do equilíbrio (receptor: labirinto e cerebelo)... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14145 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1990_art_lcpinto.pdf | 9,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.