Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14145
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Percepção, ensino e aprendizagem
Autor(es): Pinto, Leonel Correia
Palavras-chave: Percepção;Ensino;Aprendizagem
Data do documento: 1990
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: PINTO, Leonel Correia. Percepção, ensino e aprendizagem. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 13, n. 19 e 20, p. 01-23, 1990.
Resumo: A um nível mais próximo da fisiologia do organismo, percepção diz "sensopercepção" e, a um nível mais afastado, se diz "percepção extra-sensorial". Percepção é o ramo da psicologia mais estudado experimentalmente, ao menos, tanto quanto o condicionamento. A metodologia escolar, no entanto, não lhe tem dado o realce que merece. O estudo da percepção abrange a sensopercepção, a percepção das coisas do mundo material, a percepção interpessoal e social. Sensopercepção - A sensação difere bastante da percepção, numa análise científica (de laboratório). A sensação é um conceito reservado para o fato de receber estímulos através de algum órgão dos sentidos, ou receptor sensorial. Pelo critério dos sentidos, temos vários tipos de estímulos: visuais ou luminosos, acústicos ou auditivos, olfativos, gustativos, táteis-térmicos ou de pressão, e, além destes cinco tipos conhecidos, temos ainda os estímulos cenestésicos ou viscerais, cinestéticos ou do movimento (receptor: articulações do esqueleto e extremidades neuro-musculares), e estáticos ou do equilíbrio (receptor: labirinto e cerebelo)...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14145
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1990_art_lcpinto.pdf9,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.