Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14093
Type: Artigo de Periódico
Title: Educação e o compromisso com as classes populares
Authors: Rodrigues, Rui Martinho
Keywords: Educação;Classes populares;Educador
Issue Date: 1989
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: RODRIGUES, Rui Martinho. Educação e o compromisso com as classes populares. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n. 17 e 18, p. 19-43, 1989.
Abstract in Brazilian Portuguese: O problema da educação das classes populares, bem como o compromisso do educador com este problema, em decorrência das obrigações inerentes à cidadania é motivo de preocupação por parte de todos os que têm sensibilidade social e inquietação intelectual. Instados a nos pronunciar a respeito, fazêmo-lo agora, como em tantas outras oportunidades, esforçando-nos por ir além do chavão, ficando porém, na medida do possível, aquém do jargão acadêmico. Nos limites de um artigo como este, cumpre-nos ponderar as possibilidades das nossas formulações, sem perder de vista as especificações que lhe são próprias, bem como os efeitos restritivos impostos à realidade pelos esquemas explicativos. Certamente que pensar acerca da educação e do compromisso com as classes populares, exige uma reflexão relativa ao uso da categoria teórica "classe sócio-econômica" enquanto unidade fundamental de análise. As peculiaridades desta categoria, em termos de abrangência, seu potencial heurístico, sua demarcação em face a outras categorias pertinentes aos diversos agrupamentos constituintes da sociedade, devem ser examinadas. As classes sociais se inserem num todo maior que é a sociedade, juntamente com as demais categorias que expressam grupos. Vai daí que a sociedade, como um todo, é assim objeto das cogitações relativas à educação e às classes sócio-econômicas. Pensar a sociedade, e consequentemente a história, em termos globais, implica em considerar o fenômeno sociedade e dissociedade na perspectiva que lhe é própria. O que vale dizer: considerar conflito e consenso...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14093
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1989_art_rmrodrigues.pdf12,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.