Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Rui Martinho-
dc.date.accessioned2015-11-24T17:31:54Z-
dc.date.available2015-11-24T17:31:54Z-
dc.date.issued1989-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rui Martinho. Educação e o compromisso com as classes populares. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n. 17 e 18, p. 19-43, 1989.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14093-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectClasses popularespt_BR
dc.subjectEducadorpt_BR
dc.titleEducação e o compromisso com as classes popularespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO problema da educação das classes populares, bem como o compromisso do educador com este problema, em decorrência das obrigações inerentes à cidadania é motivo de preocupação por parte de todos os que têm sensibilidade social e inquietação intelectual. Instados a nos pronunciar a respeito, fazêmo-lo agora, como em tantas outras oportunidades, esforçando-nos por ir além do chavão, ficando porém, na medida do possível, aquém do jargão acadêmico. Nos limites de um artigo como este, cumpre-nos ponderar as possibilidades das nossas formulações, sem perder de vista as especificações que lhe são próprias, bem como os efeitos restritivos impostos à realidade pelos esquemas explicativos. Certamente que pensar acerca da educação e do compromisso com as classes populares, exige uma reflexão relativa ao uso da categoria teórica "classe sócio-econômica" enquanto unidade fundamental de análise. As peculiaridades desta categoria, em termos de abrangência, seu potencial heurístico, sua demarcação em face a outras categorias pertinentes aos diversos agrupamentos constituintes da sociedade, devem ser examinadas. As classes sociais se inserem num todo maior que é a sociedade, juntamente com as demais categorias que expressam grupos. Vai daí que a sociedade, como um todo, é assim objeto das cogitações relativas à educação e às classes sócio-econômicas. Pensar a sociedade, e consequentemente a história, em termos globais, implica em considerar o fenômeno sociedade e dissociedade na perspectiva que lhe é própria. O que vale dizer: considerar conflito e consenso...pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989_art_rmrodrigues.pdf12,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.