Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14093
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Rui Martinho | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-24T17:31:54Z | - |
dc.date.available | 2015-11-24T17:31:54Z | - |
dc.date.issued | 1989 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Rui Martinho. Educação e o compromisso com as classes populares. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n. 17 e 18, p. 19-43, 1989. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14093 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Classes populares | pt_BR |
dc.subject | Educador | pt_BR |
dc.title | Educação e o compromisso com as classes populares | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O problema da educação das classes populares, bem como o compromisso do educador com este problema, em decorrência das obrigações inerentes à cidadania é motivo de preocupação por parte de todos os que têm sensibilidade social e inquietação intelectual. Instados a nos pronunciar a respeito, fazêmo-lo agora, como em tantas outras oportunidades, esforçando-nos por ir além do chavão, ficando porém, na medida do possível, aquém do jargão acadêmico. Nos limites de um artigo como este, cumpre-nos ponderar as possibilidades das nossas formulações, sem perder de vista as especificações que lhe são próprias, bem como os efeitos restritivos impostos à realidade pelos esquemas explicativos. Certamente que pensar acerca da educação e do compromisso com as classes populares, exige uma reflexão relativa ao uso da categoria teórica "classe sócio-econômica" enquanto unidade fundamental de análise. As peculiaridades desta categoria, em termos de abrangência, seu potencial heurístico, sua demarcação em face a outras categorias pertinentes aos diversos agrupamentos constituintes da sociedade, devem ser examinadas. As classes sociais se inserem num todo maior que é a sociedade, juntamente com as demais categorias que expressam grupos. Vai daí que a sociedade, como um todo, é assim objeto das cogitações relativas à educação e às classes sócio-econômicas. Pensar a sociedade, e consequentemente a história, em termos globais, implica em considerar o fenômeno sociedade e dissociedade na perspectiva que lhe é própria. O que vale dizer: considerar conflito e consenso... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1989_art_rmrodrigues.pdf | 12,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.