Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14057
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Alfabetização: problemas e busca de soluções. Como buscá-las? |
Autor : | ARAÚJO, Maria Inês de |
Palabras clave : | Alfabetização;Problemas e soluções;Pobreza |
Fecha de publicación : | 1987 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | ARAÚJO, M. I. (1987) |
Resumen en portugués brasileño: | Talvez a maneira mais correta de dizer o que é alfabetização em nosso país é defini-la como sendo uma atividade educacional posta a serviço da solução do problema do analfabetismo infantil e adulto. É contudo na prestação, ou não, desse serviço que ela passa a apresentar problemas, na verdade em se constituir em problema, o que a impede de cumprir sua função. Assim, a falta dela para um terço das crianças pobres em idade escolar sem acesso à escola não só deixa de combater o analfabetismo infantil, mas empurra esse contingente de pessoas para as fileiras do analfabetismo adulto; se é mal conduzida entre aquelas que lograram frequentar a escola, pode de tal modo afetar sua vida escolar que seus efeitos são manifestos através do elevado número de repetência e eventual abandono da escola. Como mal menor (?) de sua má condução, temos a pobreza de desempenho nas diversas formas do uso da nossa língua pelas crianças das camadas pobres... |
Descripción : | ARAÚJO, Maria Inês de. Alfabetização: problemas e busca de soluções. Como busca-las? Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 149-161, 1987. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14057 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1987_art_miaraujo.pdf | 5,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.