Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14051
Type: Artigo de Periódico
Title: Os movimentos sociais e a compreensão da escola no meio rural: um eixo de análise
Authors: Therrien, Jacques
Keywords: Movimentos sociais;Meio rural;Práticas educativas
Issue Date: 1987
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: THERRIEN, Jacques. Os movimentos sociais e a compreensão da escola no meio rural: um eixo de análise. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 57-63, 1987.
Abstract in Brazilian Portuguese: Tanto a escola e outras instituições formais de educação, como os movimentos sociais e outras formas de organização no campo são palcos de práticas educativas imbuídas de um determinado saber de aprendizagem própria aos contextos do cotidiano onde este se explicita. Esta constatação justifica a busca dos eixos comuns entre as referidas práticas pedagógicas nos dois espaços apontados. As reflexões a seguir partem de uma indagação: como se apropriar do saber produzido nas práticas educativas dos movimentos sociais para o redimensionamento da escola no meio rural? Esta questão tem origem no confronto de duas linhas de estudo desenvolvidas nas pesquisas sobre educação no meio rural. São elas: educação e movimentos sociais no campo e educação escolar no meio rural. Faz-se necessário, portanto, explicitá-las como paradigmas de investigação a serem dirigidos para um eixo comum de produção científica. Desta formulação passar-se-á à identificação de referenciais de análise voltados para o redimensionamento da escola e da formação da professora...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14051
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1987_art_jtherrien.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.