Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14041
Type: Artigo de Periódico
Title: Análise intersubjetiva no controle de qualidade do ensino aprendizagem
Authors: Pinto, Leonel Correia
Keywords: Qualidade;Controle;Ensino aprendizagem
Issue Date: 1987
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: PINTO, Leonel Correia. Análise intersubjetiva no controle de qualidade do ensino aprendizagem. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, p. 01-10, 1987.
Abstract in Brazilian Portuguese: Falar de "controle", hoje, neste País e nesta época em que mal se começa a respirar uma liberdade "ampla, total e irrestrita, parece ousadia, ou desejo malsão de querer expor-se ao ridículo. Em determinados círculos educacionais, o espírito libertário é tão agudo que o simples fato de, nos exames, fazer aos alunos perguntas do tipo "Quem descobriu o Brasil?" atrai para o docente o feio nome de "dominador". A questão adequada (dizem) deveria começar com "O que vocês acham..." Num clima desses, pode ficar difícil pôr a questão sobre controle de qualidade, sem ouvir a habitual rajada de interrogações: quem controla quem? A quem serve esse controle? Que qualidade é essa que se quer impor? E a auto-avaliação ou o auto-controle onde ficam? Se "ninguém ensina nada a ninguém",para que controlar? O único controle deve vir é do grupo, do consenso etc. etc...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14041
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1987_art_lcpinto.pdf10,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.