Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13809
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Diagnóstico das estratégias de ensino adotadas pelo curso de engenharia de produção sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios |
Autor(es): | Carmo, Breno Barros Telles do Barroso, Suelly Helena de Araújo Albertin, Marcos Ronaldo Loureiro, Carlos Felipe Granjeiro |
Palavras-chave: | Metodologia;Estratégias de ensino;Habilidades;Currículo |
Data do documento: | 2009 |
Instituição/Editor/Publicador: | Congresso Brasileiro em Educação em Engenharia |
Citação: | CARMO, B. B. T. et al. Diagnóstico das estratégias de ensino adotadas pelo curso de engenharia de produção sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios. In: CONGRESSO BRASILEIRO EM EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2009, Recife. Anais... Recife: 2009. |
Resumo: | Atualmente, observa-se a demanda de mercado por engenheiros com perfil diferente dos anos 90. Antes, os mesmos tinham uma função mais tecnicista, o que dominava os currículos. Na atualidade, é necessário que os mesmos possuam não somente o conhecimento técnico, mas também possuam outras habilidades e capacidade de análise crítica sobre projetos e situações. Assim, os professores necessitam desenvolver, além da capacidade técnica, estas habilidades nos alunos. O presente artigo apresenta uma análise das estratégias de ensino adotadas pelos professores do ciclo profissional do curso de engenharia de produção mecânica sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios. Foi observado que os engenheiros formados possuem uma formação mais tradicional de engenharia e é necessária a adoção de novas práticas pedagógicas para a formação de engenheiros para atuar no século XXI. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13809 |
Aparece nas coleções: | GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_eve_mralbertin_diagnostico.pdf | 502,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.