Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13809
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Diagnóstico das estratégias de ensino adotadas pelo curso de engenharia de produção sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios |
Authors: | Carmo, Breno Barros Telles do Barroso, Suelly Helena de Araújo Albertin, Marcos Ronaldo Loureiro, Carlos Felipe Granjeiro |
Keywords: | Metodologia;Estratégias de ensino;Habilidades;Currículo |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Congresso Brasileiro em Educação em Engenharia |
Citation: | CARMO, B. B. T. et al. Diagnóstico das estratégias de ensino adotadas pelo curso de engenharia de produção sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios. In: CONGRESSO BRASILEIRO EM EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2009, Recife. Anais... Recife: 2009. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Atualmente, observa-se a demanda de mercado por engenheiros com perfil diferente dos anos 90. Antes, os mesmos tinham uma função mais tecnicista, o que dominava os currículos. Na atualidade, é necessário que os mesmos possuam não somente o conhecimento técnico, mas também possuam outras habilidades e capacidade de análise crítica sobre projetos e situações. Assim, os professores necessitam desenvolver, além da capacidade técnica, estas habilidades nos alunos. O presente artigo apresenta uma análise das estratégias de ensino adotadas pelos professores do ciclo profissional do curso de engenharia de produção mecânica sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios. Foi observado que os engenheiros formados possuem uma formação mais tradicional de engenharia e é necessária a adoção de novas práticas pedagógicas para a formação de engenheiros para atuar no século XXI. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13809 |
Appears in Collections: | GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2009_eve_mralbertin_diagnostico.pdf | 502,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.