Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13809
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diagnóstico das estratégias de ensino adotadas pelo curso de engenharia de produção sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios
Autor(es): Carmo, Breno Barros Telles do
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Albertin, Marcos Ronaldo
Loureiro, Carlos Felipe Granjeiro
Palavras-chave: Metodologia;Estratégias de ensino;Habilidades;Currículo
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Congresso Brasileiro em Educação em Engenharia
Citação: CARMO, B. B. T. et al. Diagnóstico das estratégias de ensino adotadas pelo curso de engenharia de produção sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios. In: CONGRESSO BRASILEIRO EM EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2009, Recife. Anais... Recife: 2009.
Resumo: Atualmente, observa-se a demanda de mercado por engenheiros com perfil diferente dos anos 90. Antes, os mesmos tinham uma função mais tecnicista, o que dominava os currículos. Na atualidade, é necessário que os mesmos possuam não somente o conhecimento técnico, mas também possuam outras habilidades e capacidade de análise crítica sobre projetos e situações. Assim, os professores necessitam desenvolver, além da capacidade técnica, estas habilidades nos alunos. O presente artigo apresenta uma análise das estratégias de ensino adotadas pelos professores do ciclo profissional do curso de engenharia de produção mecânica sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios. Foi observado que os engenheiros formados possuem uma formação mais tradicional de engenharia e é necessária a adoção de novas práticas pedagógicas para a formação de engenheiros para atuar no século XXI.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13809
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_eve_mralbertin_diagnostico.pdf502,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.