Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13370
Type: Dissertação
Title: A construção de um site educacional por alunos de um curso do ensino médio profissionalizante: contribuições para o ensino de biologia
Title in English: Construction of a site for education students of a course of vocational high school: contributions to the biology of education
Authors: Guerreiro, Cláudia Joelma
Advisor: Gallão, Maria Izabel
Co-advisor: Leite, Raquel Crosara Maia
Keywords: Biologia - Estudo e ensino;Aprendizagem colaborativa;Ensino auxiliado por computador
Issue Date: 2015
Citation: GUERREIRO, Cláudia Joelma. A construção de um site educacional por alunos de um curso do ensino médio profissionalizante: contribuições para o ensino de biologia. 2015. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Abstract in Brazilian Portuguese: A identificação de uma estratégia de aprendizagem ativa, caracteriza os processos de participação do aluno nas atividades do grupo, especialmente na integração no grupo e no seu envolvimento na realização das tarefas. Para promover um ambiente propício à aprendizagem colaborativa, temos que, inicialmente e no mínimo, fornecer um meio de comunicação que possibilite a interação, como os muitos espaços e ambientes apresentados a seguir. Partindo desse pressuposto, foi analisado que quando utilizadas em favor da educação, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) utilizam o computador e a internet como ferramentas pedagógicas, que sendo um meio auxiliar, intervêm favoravelmente no processo de aprendizagem, permitindo ao aluno construir e reconstruir o seu conhecimento. Para a realização deste trabalho, buscou-se verificar indícios de aprendizagem colaborativa em alunos de uma escola do Ensino Médio Profissionalizante, enquanto construíam um site educativo, utilizando como principal ferramenta, o trabalho em grupos. Foi avaliado ainda o nível de envolvimento dos participantes durante o processo de elaboração do aparato. Como metodologia de pesquisa optou-se pelo estudo de caso do tipo único, através do qual mediante uma pesquisa profunda em um objeto delimitado, é possível adentrar em uma realidade que não conseguida plenamente por um levantamento amostral e avaliação exclusivamente quantitativa. Como técnica de pesquisa, escolheu-se a observação participante visto que observar ajuda muito o pesquisador. Sua grande vantagem está relacionada com o fato de o pesquisador obter a informação na ocorrência espontânea do fato. Em nosso acompanhamento, foi possível constatar que o trabalho em grupos, permitiu que se estabelecesse um clima de aprendizagem colaborativa visto que estes processos integram uma proposta educacional na qual os alunos são estimulados a trabalhar em conjunto no desenvolvimento e construção do conhecimento. Durante a construção do site, os alunos foram solicitados a escrever relatórios periódicos a respeito de suas dificuldades e dos meios utilizados para resolver os problemas que ocorreram ao longo do processo, onde nos foi permitido notar a importância da equipe como fonte de socialização de saberes, de discussões construtivas e de respeito mútuo. Ao concluir a pesquisa, acredita-se ter confirmado ao longo dos resultados, os objetivos que tínhamos em mente: a verificação de indícios de aprendizagem colaborativa, fortemente marcados ao longo do processo, bem como um grande envolvimento dos educandos participantes desta análise, que puderam ser observados durante os muitos momentos de reuniões para a elaboração da ferramenta.
Abstract: The identification of a strategy of active learning, characterizes the processes of participation of the pupil in the activities of the group, especially in the integration in the group and its involvement in the accomplishment of the tasks. To promote a propitious environment to the collaborative learning, we have that, initially and at least, to supply a media that makes possible the interaction, as the many presented spaces and environments to follow. Leaving of this estimated, was analyzed that when used for the education, the Technologies of the Information and Communication (TIC) use the computer and the Internet as pedagogical tools, that being a means intervene favorably in the learning process, allowing to the pupil to construct and to reconstruct their knowledge. For the accomplishment of this work, we searched to verify indications of collaborative learning in pupils of a school of Professionalizing Average Education, while they were building an educative site, using as main tool, the work in groups. The level of involvement of the participants during the process of elaboration of the apparatus was still evaluated. As research methodology it was opted to the study of case of the only type, through which by means of a deep research in a delimited object, it is possible to enter in a reality that not obtained fully for a sampling survey and exclusively quantitative evaluation. As research technique, it was chosen participant comment since to observe very aid the researcher. Their great advantage is related with the fact of the researcher to get the information in the spontaneous occurrence of the fact. In our accompaniment, it was possible to evidence that the work in groups, allowed that we established a climate of collaborative learning since these processes integrate a proposal educational in which the pupils are stimulated to work jointly in the development and construction of the knowledge. During the construction of the site, the pupils had been requested to write periodic reports regarding their difficulties and of the used means to decide the problems that had occurred throughout the process, where us were allowed to notice the importance of the team as source of socialization to know, of constructive quarrels and mutual respect. When concluding the research, we believe to have confirmed throughout the results, the objectives that we had in mind: the verification of the knowledge indications of collaborative learning, strongly marked throughout the process, as well as a great involvement of the participant students of this analysis, that could have been observed during many moments of meetings for the elaboration of the tool.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13370
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_dis_cjguerreiro.pdf2,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.