Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13333
Type: | Dissertação |
Title: | A aprendizagem cooperativa e o uso do blog como ferramenta pedagógica no ensino e na aprendizagem de biologia: um estudo de caso |
Title in English: | Cooperative learning and the use of the blog as a tool for teaching and learning in biology: a case study |
Authors: | Souza, Lyndon Johnson Batista de |
Advisor: | Almeida, Carlos Alberto Santos de |
Co-advisor: | Lima, Isaías Batista de |
Keywords: | Aprendizagem cooperativa;Ensino auxiliado por computador;Blogs;Biologia - Metodologia |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | SOUZA, Lyndon Johnson Batista de. A aprendizagem cooperativa e o uso do blog como ferramenta pedagógica no ensino e na aprendizagem de biologia: um estudo de caso. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O debate contemporâneo sobre o ensino de ciências, no contexto da realidade brasileira, tem se encaminhado no sentido da busca de estratégias didáticas e metodologias que potencialize a melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos. As proposituras que tem emergido desse debate, tem se encaminhado no sentido de trabalhar os conteúdos em sala de aula com remissão ao cotidiano, o uso da Internet e os meios de interação que ela tem possibilitado, sobretudo num contexto em que essas tecnologias estão visceralmente presente no cotidiano dos alunos mediando relações e significados. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar o potencial pedagógico da Aprendizagem Cooperativa associada ao o uso de um blog como ferramenta auxiliar no ensino e na aprendizagem de fotossíntese no 1º ano do Ensino Médio. Deste objetivo emergem outros específicos que assim se apresentam: historicizar o Ensino de Biologia, particularmente a partir das mudanças normativas provocadas pela Nova LDB; analisar os fundamentos metodológicos da Aprendizagem Cooperativa; aplicar a metodologia Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa no ensino de fotossíntese; favorecer a interação dos alunos em um ambiente virtual - blog, permitindo-os aprender cooperativamente; comparar o rendimento de aprendizagem obtido na turma investigada em relação à turma controle; conhecer a opinião dos alunos da turma de pesquisa acerca da Aprendizagem Cooperativa e do uso do blog no ensino e na aprendizagem. As questões de pesquisa que orientaram este estudo foram assim expressas: Como a metodologia da Aprendizagem Cooperativa pode impactar na melhoria do ensino e da aprendizagem de fotossíntese? O uso do método Jigsaw proporciona a melhoria do ensino de fotossíntese? Como relacionar o uso do blog com o método Jigsaw na melhoria do ensino de fotossíntese? Esta pesquisa se caracterizou por ser de natureza descritivo-bibliográfica amparada no estudo de caso. É uma pesquisa que assumiu o método dedutivo e o indutivo, abrigando tanto a pesquisa bibliográfica como a de campo. A técnica de pesquisa utilizada foi o uso de questionário fechado e o uso do questionário na Escala Likert. O campo da pesquisa foi um colégio privado, localizado no Centro da Cidade de Teresina-PI. A pesquisa chegou ao resultado de que é viável utilizar o blog para dar suporte a Aprendizagem Cooperativa, possibilitando o compartilhamento do aprendizado obtido. |
Abstract: | The contemporary debate on the teaching of science in the context of Brazilian reality, has directed towards the pursuit of teaching strategies and methodologies that leverage the improvement of teaching and student learning. The propositions that have emerged from this debate has been on its way to work the contents in the classroom with a reference to daily life, the use of the Internet and means of interaction that it has made possible, especially in a context where these technologies are viscerally present in students' everyday mediating relationships and meanings. In this sense, this research has the objective to analyze the pedagogical potential of Cooperative Learning associated with the use of a blog as an auxiliary tool in teaching and learning photosynthesis in the 1st year of high school. This aim emerge other specific so that they are: historicizing the Biology teaching, particularly from the regulatory changes brought about by the New LDB; analyze the methodological foundations of Cooperative Learning; apply the Cooperative Learning Jigsaw methodology in photosynthesis education; encourage student interaction in a virtual environment - blog, allowing them to learn cooperatively; compare the yield of learning obtained in the class investigated in relation to the control group; know the opinion of students of the research group on the Cooperative Learning and blog use in teaching and learning. The research questions that guided this study were thus expressed: As the methodology of cooperative learning can impact on improving teaching and learning photosynthesis? The use Jigsaw method provides improved photosynthesis teaching? How to relate the use of the blog with the Jigsaw method in improving the teaching of photosynthesis? This research was characterized as descriptive and bibliographical supported in the case study. It is a search that took deductive and inductive, housing both the literature as the field. The research technique was the use of closed questionnaire and the use of the questionnaire in Likert Scale. The field of research was a private school, located in the City Centre of Teresina-PI. The research came to the result that it is feasible to use the blog to support cooperative learning, enabling the sharing of the lessons learned. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13333 |
Appears in Collections: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_ljbsouza.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.