Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13145
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A charge: compreensão por insight? |
Autor : | SAMPAIO, Sílvia Peixoto Leão |
Palabras clave : | Processo de compreensão;Percepção;Apreensão do real;Charge |
Fecha de publicación : | 1985 |
Editorial : | Revista Educação e Debate |
Citación : | SAMPAIO, S. P. L. (1985) |
Resumen en portugués brasileño: | O processo de compreensão do real se dá mediante um rigoroso trabalho de desvelamento das contradições e dos determinantes que o constituem. A existência objetiva dessas conexões passa despercebida ao enfrentamento imediato, escapando a uma investigação superficial. O fenômeno da percepção é o primeiro momento deste trabalho de inter-legere a realidade. É a abertura do homem para a realidade que possibilita a superação da faticidade imediata apreensível com um grau mínimo de atividade inteligente. A apreensão do real se dá pela sua apropriação cognoscitiva. Dizer a realidade, apreender o seu sentido se faz mediante a palavra. Neste processo de captação da realidade, o homem utiliza um instrumento verbalizador de suas experiências: a linguagem, uma elaboração humana permeada de historicidade. De onde captar o mundo se faz mediante um discurso interior que é culturalmente construído, isto é, imprimir um significado é imprimir a história de homens que se situam em condições determinadas, em contextos econômicos e sociais específicos... |
Descripción : | SAMPAIO, Sílvia Peixoto Leão. A charge: compreensão por insight? Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 8, n. 10, p. 133-136, 1985. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13145 |
ISSN : | 0102-1117 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1985_art_splsampaio.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.