Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13145
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A charge: compreensão por insight?
Autor : SAMPAIO, Sílvia Peixoto Leão
Palabras clave : Processo de compreensão;Percepção;Apreensão do real;Charge
Fecha de publicación : 1985
Editorial : Revista Educação e Debate
Citación : SAMPAIO, S. P. L. (1985)
Resumen en portugués brasileño: O processo de compreensão do real se dá mediante um rigoroso trabalho de desvelamento das contradições e dos determinantes que o constituem. A existência objetiva dessas conexões passa despercebida ao enfrentamento imediato, escapando a uma investigação superficial. O fenômeno da percepção é o primeiro momento deste trabalho de inter-legere a realidade. É a abertura do homem para a realidade que possibilita a superação da faticidade imediata apreensível com um grau mínimo de atividade inteligente. A apreensão do real se dá pela sua apropriação cognoscitiva. Dizer a realidade, apreender o seu sentido se faz mediante a palavra. Neste processo de captação da realidade, o homem utiliza um instrumento verbalizador de suas experiências: a linguagem, uma elaboração humana permeada de historicidade. De onde captar o mundo se faz mediante um discurso interior que é culturalmente construído, isto é, imprimir um significado é imprimir a história de homens que se situam em condições determinadas, em contextos econômicos e sociais específicos...
Descripción : SAMPAIO, Sílvia Peixoto Leão. A charge: compreensão por insight? Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 8, n. 10, p. 133-136, 1985.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13145
ISSN : 0102-1117
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1985_art_splsampaio.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.