Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13145
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A charge: compreensão por insight? |
Authors: | SAMPAIO, Sílvia Peixoto Leão |
Keywords: | Processo de compreensão;Percepção;Apreensão do real;Charge |
Issue Date: | 1985 |
Publisher: | Revista Educação e Debate |
Citation: | SAMPAIO, S. P. L. (1985) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O processo de compreensão do real se dá mediante um rigoroso trabalho de desvelamento das contradições e dos determinantes que o constituem. A existência objetiva dessas conexões passa despercebida ao enfrentamento imediato, escapando a uma investigação superficial. O fenômeno da percepção é o primeiro momento deste trabalho de inter-legere a realidade. É a abertura do homem para a realidade que possibilita a superação da faticidade imediata apreensível com um grau mínimo de atividade inteligente. A apreensão do real se dá pela sua apropriação cognoscitiva. Dizer a realidade, apreender o seu sentido se faz mediante a palavra. Neste processo de captação da realidade, o homem utiliza um instrumento verbalizador de suas experiências: a linguagem, uma elaboração humana permeada de historicidade. De onde captar o mundo se faz mediante um discurso interior que é culturalmente construído, isto é, imprimir um significado é imprimir a história de homens que se situam em condições determinadas, em contextos econômicos e sociais específicos... |
Description: | SAMPAIO, Sílvia Peixoto Leão. A charge: compreensão por insight? Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 8, n. 10, p. 133-136, 1985. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13145 |
ISSN: | 0102-1117 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1985_art_splsampaio.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.