Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13090
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Por uma concepção dialética da educação
Autor : Damasceno, Maria Nobre
Palabras clave : Educação;Educação transformadora;Sistema educacional;Pedagogia construtiva;Mudança social
Fecha de publicación : 1985
Editorial : Revista Educação e Debate
Citación : Damasceno, M. N. (1985)
Resumen en portugués brasileño: A educação vem se constituindo numa das áreas onde a reflexão da intelectualidade brasileira tem-se revelado mais fértil nos últimos anos. Esta reflexão tem sido expressa quer através de publicações, quer sob a forma de encontros dos educadores. Ela tem revelado um descrédito generalizado quanto as duas tendências anteriores. Uma destas tendências é a visão da educação como "redentora da humanidade", capaz de promover por si mesma a superação das desigualdades sociais inerentes à ordem social classista. A outra é a concepção técnico-burocrática onde "a educação passa a ser concebida oficialmente como um conjunto de normas e técnicas capazes de gerar fatos", ou seja, os graves problemas educacionais são aparentemente solucionados por grupos de tecnoburocratas sem a participação sequer dos educadores. É importante não esquecer que a tecnoburocracia ocorre nos vários setores da administração pública e privada, constituindo-se num dos mecanismos característicos do Estado autoritário...
Descripción : DAMASCENO, Maria Nobre. Por uma concepção dialética da educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 9, n. 9, p. 1-30, 1985.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13090
ISSN : 0102-1117
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1985_art_mndamasceno.pdf15,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.