Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13090
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Por uma concepção dialética da educação |
Autor : | Damasceno, Maria Nobre |
Palabras clave : | Educação;Educação transformadora;Sistema educacional;Pedagogia construtiva;Mudança social |
Fecha de publicación : | 1985 |
Editorial : | Revista Educação e Debate |
Citación : | Damasceno, M. N. (1985) |
Resumen en portugués brasileño: | A educação vem se constituindo numa das áreas onde a reflexão da intelectualidade brasileira tem-se revelado mais fértil nos últimos anos. Esta reflexão tem sido expressa quer através de publicações, quer sob a forma de encontros dos educadores. Ela tem revelado um descrédito generalizado quanto as duas tendências anteriores. Uma destas tendências é a visão da educação como "redentora da humanidade", capaz de promover por si mesma a superação das desigualdades sociais inerentes à ordem social classista. A outra é a concepção técnico-burocrática onde "a educação passa a ser concebida oficialmente como um conjunto de normas e técnicas capazes de gerar fatos", ou seja, os graves problemas educacionais são aparentemente solucionados por grupos de tecnoburocratas sem a participação sequer dos educadores. É importante não esquecer que a tecnoburocracia ocorre nos vários setores da administração pública e privada, constituindo-se num dos mecanismos característicos do Estado autoritário... |
Descripción : | DAMASCENO, Maria Nobre. Por uma concepção dialética da educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 9, n. 9, p. 1-30, 1985. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13090 |
ISSN : | 0102-1117 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1985_art_mndamasceno.pdf | 15,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.