Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12976
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Exemplos de uso em dicionários escolares brasileiros para a leitura e a produção textual
Autor : Pontes, Antônio Luciano
Palabras clave : Exemplo lexicográfico;Metalexicografia;Teoria da Multimodalidade;Lexicographical example
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Revista de Letras
Citación : Pontes, A. L. (2012)
Resumen en portugués brasileño: Exemplo lexicográfico é aqui concebido sob a perspectiva da metalexicografia e da Teoria da Multimodalidade. A escolha deste estudo se justifica pela importância dos exemplos como paradigma informacional, pois assumem variadas funções comunicativas na composição do verbete lexicográfico. O estudo tem como objetivo classificar e analisar as funções do exemplo lexicográfico em dicionários escolares brasileiros. Para empreender a análise, tomo por base o estudo de Hernández (1994), de Humblé (2001), de Pérez (2000), de Calderón Campos (1994). Para análise da face visual do exemplo, levo em conta as contribuições dos teóricos ligados à teoria da multimodalidade, como Kress e van Leeuwen (2006). O material de estudo é formado por dicionários adotados na Escola de Ensino Fundamental, como: Ferreira (2001, 2010), Kury (2001), Luft (2004), Rocha (2005), Bueno (2007), Aulete (2009) e Mattos (2010) e Sacconi (2010).
Abstract: Lexicographic example is conceived here under the perspective of Metalexicograhy and the Multimodality Theory. The choice for this study is justified from the importance of examples as informational paradigm as they assume varied communicative functions when composing the lexicographical article. The study’s objective is to classify and analyze functions of the lexicographical example in brazilian school dictionaries. In order to carry out the research I rely on the studies of Hernández (1994), Humblé (2001), Pérez (2000), Calderón Campos (1994). Towards the visual analyzis of the example I consider the contributions of scholars linked to the Theory of Multimodality, like Kress and Van Leeuwen (2006). The corpus studied consists of dictionaries such as: Ferreira (2001, 2010), Kury (2001) Luft (2004), Rocha (2005), Bueno (2007), Aulete (2009), Mattos (2010), and Sacconi (2010) used in the Primary Education School.
Descripción : PONTES, Antônio Luciano. Exemplos de uso em dicionários escolares brasileiros para a leitura e a produção textual. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p.93-101.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12976
ISSN : 0101-8051
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_art_alpontes.pdf478,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.