Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPontes, Antônio Luciano-
dc.date.accessioned2015-06-29T14:51:50Z-
dc.date.available2015-06-29T14:51:50Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPontes, A. L. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12976-
dc.descriptionPONTES, Antônio Luciano. Exemplos de uso em dicionários escolares brasileiros para a leitura e a produção textual. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p.93-101.pt_BR
dc.description.abstractLexicographic example is conceived here under the perspective of Metalexicograhy and the Multimodality Theory. The choice for this study is justified from the importance of examples as informational paradigm as they assume varied communicative functions when composing the lexicographical article. The study’s objective is to classify and analyze functions of the lexicographical example in brazilian school dictionaries. In order to carry out the research I rely on the studies of Hernández (1994), Humblé (2001), Pérez (2000), Calderón Campos (1994). Towards the visual analyzis of the example I consider the contributions of scholars linked to the Theory of Multimodality, like Kress and Van Leeuwen (2006). The corpus studied consists of dictionaries such as: Ferreira (2001, 2010), Kury (2001) Luft (2004), Rocha (2005), Bueno (2007), Aulete (2009), Mattos (2010), and Sacconi (2010) used in the Primary Education School.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExemplo lexicográficopt_BR
dc.subjectMetalexicografiapt_BR
dc.subjectTeoria da Multimodalidadept_BR
dc.subjectLexicographical examplept_BR
dc.titleExemplos de uso em dicionários escolares brasileiros para a leitura e a produção textualpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrExemplo lexicográfico é aqui concebido sob a perspectiva da metalexicografia e da Teoria da Multimodalidade. A escolha deste estudo se justifica pela importância dos exemplos como paradigma informacional, pois assumem variadas funções comunicativas na composição do verbete lexicográfico. O estudo tem como objetivo classificar e analisar as funções do exemplo lexicográfico em dicionários escolares brasileiros. Para empreender a análise, tomo por base o estudo de Hernández (1994), de Humblé (2001), de Pérez (2000), de Calderón Campos (1994). Para análise da face visual do exemplo, levo em conta as contribuições dos teóricos ligados à teoria da multimodalidade, como Kress e van Leeuwen (2006). O material de estudo é formado por dicionários adotados na Escola de Ensino Fundamental, como: Ferreira (2001, 2010), Kury (2001), Luft (2004), Rocha (2005), Bueno (2007), Aulete (2009) e Mattos (2010) e Sacconi (2010).pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_alpontes.pdf478,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.