Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12964
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A leitura acadêmica na formação docente: dificuldades e possibilidades |
Autor : | Duarte, Antonio Lailton Moraes Pinheiro, Regina Cláudia Araújo, Júlio César Rosa de |
Palabras clave : | Leitura;Formação de Professores;Discurso acadêmico;Reading |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | Revista de Letras |
Citación : | Duarte, A. L. M.; Pinheiro, R. C.; Araújo, J. C. R. (2012) |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo objetiva refletir sobre a importância da leitura para formação docente no tocante a aspectos relacionados à frequência, aos objetivos e aos interesses de leitura acadêmica. Para tanto, fundamentamo-nos, principalmente, nas obras de Kramer (2002), Cavalcante Jr. (2005a,b), Freire (1993) e Matêncio (1994). Para sua execução, contamos com a participação de alunos de um Curso de Pedagogia, matriculados em uma disciplina do sétimo semestre da Universidade Estadual do Ceará. Os estudantes preencheram um questionário com questões relacionadas ao seu perfil-leitor e às dificuldades e possibilidades de leitura acadêmica na universidade. Os resultados demonstram que a leitura de textos acadêmicos deve ser um componente para que os alunos possam obter novos aprendizados. Além do mais, a leitura acadêmica de textos que relacionam teoria e prática deve ser constante para que o futuro profissional possa basear, conforme Farias (2009), a sua ação docente no conhecimento elaborado e na realidade dada a fim de formar habilidades interlocutivas na leitura. Assim, os professores universitários devem priorizar textos do interesse dos alunos para que estes possam lê-los estabelecendo seus objetivos de leitura e também percebendo laços com sua prática profissional, uma vez que o uso frequente de procedimentos metacognitivos são exigidos durante a leitura de textos acadêmicos. |
Abstract: | This article reflects on the importance of reading for formation of teachers concerning aspects related to the frequency, the goals and interests of academic reading. For that,-It is based on mainly in the work of Kramer (2002), Cavalcante Jr. (2005a, b), Freire (1993) and Matêncio (1994). For its implementation, we rely on the participation of students in a School of Education, enrolled in a course of the seventh semester of the State University of Ceara. The students completed a questionnaire related to their profile-reader and the difficulties and possibilities of academic reading at the university. The results show that reading academic texts should be a component so that students can gain new learnings. Moreover, reading academic texts that relate theory and practice should be constant for the professional future may be based, as Farias (2009), their teaching knowledge and actually produced given the order to build skills in reading interlocutives. Thus, professors should prioritize texts of interest to students so that they can read them setting their goals for reading and also realizing ties with their professional practice, since the frequent use of metacognitive procedures are required when reading academic texts. |
Descripción : | DUARTE, Antonio Lailton Moraes; PINHEIRO, Regina Cláudia; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. A leitura acadêmica na formação docente: dificuldades e possibilidades. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 102-108. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12964 |
ISSN : | 0101-8051 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_almduartercpinheirojvraraujo.pdf | 415,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.