Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, Antonio Lailton Moraes-
dc.contributor.authorPinheiro, Regina Cláudia-
dc.contributor.authorAraújo, Júlio César Rosa de-
dc.date.accessioned2015-06-29T12:06:53Z-
dc.date.available2015-06-29T12:06:53Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationDuarte, A. L. M.; Pinheiro, R. C.; Araújo, J. C. R. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12964-
dc.descriptionDUARTE, Antonio Lailton Moraes; PINHEIRO, Regina Cláudia; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. A leitura acadêmica na formação docente: dificuldades e possibilidades. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 102-108.pt_BR
dc.description.abstractThis article reflects on the importance of reading for formation of teachers concerning aspects related to the frequency, the goals and interests of academic reading. For that,-It is based on mainly in the work of Kramer (2002), Cavalcante Jr. (2005a, b), Freire (1993) and Matêncio (1994). For its implementation, we rely on the participation of students in a School of Education, enrolled in a course of the seventh semester of the State University of Ceara. The students completed a questionnaire related to their profile-reader and the difficulties and possibilities of academic reading at the university. The results show that reading academic texts should be a component so that students can gain new learnings. Moreover, reading academic texts that relate theory and practice should be constant for the professional future may be based, as Farias (2009), their teaching knowledge and actually produced given the order to build skills in reading interlocutives. Thus, professors should prioritize texts of interest to students so that they can read them setting their goals for reading and also realizing ties with their professional practice, since the frequent use of metacognitive procedures are required when reading academic texts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectDiscurso acadêmicopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleA leitura acadêmica na formação docente: dificuldades e possibilidadespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva refletir sobre a importância da leitura para formação docente no tocante a aspectos relacionados à frequência, aos objetivos e aos interesses de leitura acadêmica. Para tanto, fundamentamo-nos, principalmente, nas obras de Kramer (2002), Cavalcante Jr. (2005a,b), Freire (1993) e Matêncio (1994). Para sua execução, contamos com a participação de alunos de um Curso de Pedagogia, matriculados em uma disciplina do sétimo semestre da Universidade Estadual do Ceará. Os estudantes preencheram um questionário com questões relacionadas ao seu perfil-leitor e às dificuldades e possibilidades de leitura acadêmica na universidade. Os resultados demonstram que a leitura de textos acadêmicos deve ser um componente para que os alunos possam obter novos aprendizados. Além do mais, a leitura acadêmica de textos que relacionam teoria e prática deve ser constante para que o futuro profissional possa basear, conforme Farias (2009), a sua ação docente no conhecimento elaborado e na realidade dada a fim de formar habilidades interlocutivas na leitura. Assim, os professores universitários devem priorizar textos do interesse dos alunos para que estes possam lê-los estabelecendo seus objetivos de leitura e também percebendo laços com sua prática profissional, uma vez que o uso frequente de procedimentos metacognitivos são exigidos durante a leitura de textos acadêmicos.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_almduartercpinheirojvraraujo.pdf415,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.