Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12961
Type: Dissertação
Title: Proposta de abordagem para as técnicas de integração usando o software Geogebra
Title in English: Proposed approach to the integration techniques using Geogebra software
Authors: Bezerra, Cristina Alves
Advisor: Alves, Francisco Regis Vieira
Keywords: Fedathi, sequência;Sessões didáticas;Padrões gráfico-geométricos;Software geogebra
Issue Date: 2015
Citation: BEZERRA, Cristina Alves. Proposta de abordagem para as técnicas de integração usando o software Geogebra. 2015. 86 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza-Ce, 2015
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho propõe uma forma de abordagem para as Técnicas de Integração – que serve como um complemento para aquelas que são trabalhadas por parte dos autores dos livros de Cálculo Diferencial e Integral (C.D.I). Seu objetivo geral é estruturar e propor situações de ensino apoiadas na Tecnologia Digital, mais precisamente no software Geogebra, relativa às Técnicas de Integração, onde sejam explorados os padrões gráfico-geométricos relacionados com as funções integrandas e suas primitivas. A organização da pesquisa seguiu as duas fases iniciais da Engenharia Didática (E.D) – Análises Preliminares e Análise a Priori. A estruturação das sessões didáticas, envolvendo situações-problema diferenciadas, respeitou as fases da Sequência Fedathi – Tomada de posição, Maturação, Solução e Prova. Iniciamos o trabalho com o levantamento da problemática – identificamos que o conteúdo, Técnicas de Integração, é, nos livros didáticos da disciplina de C.D.I, citados no Programa de Unidade Didática (PUD) do Curso Licenciatura em Matemática do IFCE – Juazeiro do Norte, trabalhado unicamente por meio do caráter algébrico. Com a intenção de registrarmos essa observação, fizemos comentários sobre as formas de abordagens dos autores Stewart (2010), Guidorizzi (2011) e Leithold (1994), em que pudemos deixar registrado que, de fato, há uma limitação sobre a exploração dos padrões gráfico-geométricos relativos às Técnicas: Substituição de Variáveis, Por Partes, Frações Parciais e Substituição Trigonométrica. Como produto educacional, foi desenvolvido um “site” em que disponibilizamos as videoaulas e as respectivas sessões didáticas.
Abstract: This paper proposes an approach for the integration techniques - which serves as a supplement for those who are worked by the authors of differential calculus books and Integral (CDI). Its overall objective is to structure and propose teaching situations supported in Digital Technology, more precisely in the Geogebra software on the integration techniques, where the graphic-geometric patterns related to integrandas and their primitive functions are explored. The organization's research followed the two initial stages of Didactic Engineering (ED) - Preliminary Analysis and Analysis the Priori. The structuring of educational sessions involving different situations-problems, respected the stages of Fedathi Sequence - Taking position, maturation, Solution and Proof. We started working with the lifting of the issue - identify the content, integration techniques, is in the textbooks of CDI discipline, cited in Teaching Unit Program (PUD) Course Degree in Mathematics from IFCE - Juazeiro, worked only through algebraic character. With the intention of we record this observation, we made comments on ways to approach the authors Stewart (2010), Guidorizzi (2011) and Leithold (1994), where we could go on record that, in fact, there is a limitation on holding patterns graphic-geometric relating to Techniques: Variable Substitution, For Parties, Partial Fraction and Replacement Trigonometric. As an educational product, it developed a "site" where we provide the video classes and their teaching sessions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12961
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_dis_cabezerra.pdf4,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.