Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12956
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O ensino/aprendizagem de língua estrangeira: uma análise à luz das memórias discursivas dos alunos de letras
Autor : Sousa, Socorro Cláudia Tavares de
Soares, Maria Elias
Palabras clave : Ensino/aprendizagem;Língua estrangeira;Memórias discursivas;Práticas pedagógicas
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Revista de Letras
Citación : Sousa, S. C. T.; Soares, M. E. (2012)
Resumen en portugués brasileño: O ensino/aprendizagem da língua estrangeira é uma temática bastante fértil dentro da área de Linguística Aplicada. Visando empreender um estudo sobre o tema, coletamos as memórias discursivas dos alunos do curso de graduação em Letras/Língua Estrangeira da Universidade Federal da Paraíba com a finalidade de discutir o processo de ensino/ aprendizagem das línguas estrangeiras modernas à luz das abordagens de ensino de línguas (SILVEIRA, 1999) e da pedagogia da autonomia de Freire (1996). Realizamos uma investigação de natureza qualitativa, buscando analisar as vozes representativas sobre as práticas pedagógicas comumente utilizadas na educação básica. A análise das narrativas dos alunos demonstrou que, em geral, o ensino baseou-se em uma abordagem centrada em prescrições gramaticais.
Abstract: The teaching and learning practice of foreign language is a strongly studied topic in Applied Linguistics. This way, we collected some discursive memories of Languages undergraduate students (non-Portuguese) from the Federal University of Paraiba in order to analyze their experiences relating to the processes of teaching and learning foreign languages. In order to develop the analysis we took the ideas of the modern approaches of language teaching (Silveira, 1999) and Paulo Freire’s pedagogy of autonomy (1996). We conducted a qualitative research that seeks to analyze the representative voices about the pedagogical practices commonly used in basic education. This analysis showed that, in general, the teaching practice was based on grammatical prescriptions.
Descripción : SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de; SOARES, Maria Elias. O ensino/aprendizagem de língua estrangeira: uma análise à luz das memórias discursivas dos alunos de letras. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 87-92.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12956
ISSN : 0101-8051
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_art_sctsousamesoares.pdf384,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.