Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Socorro Cláudia Tavares de-
dc.contributor.authorSoares, Maria Elias-
dc.date.accessioned2015-06-29T11:54:45Z-
dc.date.available2015-06-29T11:54:45Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSousa, S. C. T.; Soares, M. E. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12956-
dc.descriptionSOUSA, Socorro Cláudia Tavares de; SOARES, Maria Elias. O ensino/aprendizagem de língua estrangeira: uma análise à luz das memórias discursivas dos alunos de letras. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 87-92.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching and learning practice of foreign language is a strongly studied topic in Applied Linguistics. This way, we collected some discursive memories of Languages undergraduate students (non-Portuguese) from the Federal University of Paraiba in order to analyze their experiences relating to the processes of teaching and learning foreign languages. In order to develop the analysis we took the ideas of the modern approaches of language teaching (Silveira, 1999) and Paulo Freire’s pedagogy of autonomy (1996). We conducted a qualitative research that seeks to analyze the representative voices about the pedagogical practices commonly used in basic education. This analysis showed that, in general, the teaching practice was based on grammatical prescriptions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectMemórias discursivaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleO ensino/aprendizagem de língua estrangeira: uma análise à luz das memórias discursivas dos alunos de letraspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino/aprendizagem da língua estrangeira é uma temática bastante fértil dentro da área de Linguística Aplicada. Visando empreender um estudo sobre o tema, coletamos as memórias discursivas dos alunos do curso de graduação em Letras/Língua Estrangeira da Universidade Federal da Paraíba com a finalidade de discutir o processo de ensino/ aprendizagem das línguas estrangeiras modernas à luz das abordagens de ensino de línguas (SILVEIRA, 1999) e da pedagogia da autonomia de Freire (1996). Realizamos uma investigação de natureza qualitativa, buscando analisar as vozes representativas sobre as práticas pedagógicas comumente utilizadas na educação básica. A análise das narrativas dos alunos demonstrou que, em geral, o ensino baseou-se em uma abordagem centrada em prescrições gramaticais.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_sctsousamesoares.pdf384,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.