Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12956
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Socorro Cláudia Tavares de | - |
dc.contributor.author | Soares, Maria Elias | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-29T11:54:45Z | - |
dc.date.available | 2015-06-29T11:54:45Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Sousa, S. C. T.; Soares, M. E. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-8051 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12956 | - |
dc.description | SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de; SOARES, Maria Elias. O ensino/aprendizagem de língua estrangeira: uma análise à luz das memórias discursivas dos alunos de letras. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 87-92. | pt_BR |
dc.description.abstract | The teaching and learning practice of foreign language is a strongly studied topic in Applied Linguistics. This way, we collected some discursive memories of Languages undergraduate students (non-Portuguese) from the Federal University of Paraiba in order to analyze their experiences relating to the processes of teaching and learning foreign languages. In order to develop the analysis we took the ideas of the modern approaches of language teaching (Silveira, 1999) and Paulo Freire’s pedagogy of autonomy (1996). We conducted a qualitative research that seeks to analyze the representative voices about the pedagogical practices commonly used in basic education. This analysis showed that, in general, the teaching practice was based on grammatical prescriptions. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Letras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino/aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Memórias discursivas | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | O ensino/aprendizagem de língua estrangeira: uma análise à luz das memórias discursivas dos alunos de letras | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ensino/aprendizagem da língua estrangeira é uma temática bastante fértil dentro da área de Linguística Aplicada. Visando empreender um estudo sobre o tema, coletamos as memórias discursivas dos alunos do curso de graduação em Letras/Língua Estrangeira da Universidade Federal da Paraíba com a finalidade de discutir o processo de ensino/ aprendizagem das línguas estrangeiras modernas à luz das abordagens de ensino de línguas (SILVEIRA, 1999) e da pedagogia da autonomia de Freire (1996). Realizamos uma investigação de natureza qualitativa, buscando analisar as vozes representativas sobre as práticas pedagógicas comumente utilizadas na educação básica. A análise das narrativas dos alunos demonstrou que, em geral, o ensino baseou-se em uma abordagem centrada em prescrições gramaticais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_sctsousamesoares.pdf | 384,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.