Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12751
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Modelagem computacional da movimentação de carga geral e unitizada do terminal portuário de Vila do Conde – Estado do Pará |
Autor : | Praça, Eduardo Rocha Brandão Filho, José Expedito Prata, Bruno de Athayde Oliveira, Francisco Ivan de Nobre Júnior, Ernesto Ferreira |
Palabras clave : | Logística portuária;Operação de sistemas de transporte;Simulação |
Fecha de publicación : | 2007 |
Editorial : | Congresso de Ensino e Pesquisa em Transportes |
Citación : | PRAÇA, E. R. et al. Modelagem computacional da movimentação de carga geral e unitizada do terminal portuário de Vila do Conde - Estado do Pará. In: CONGRESSO DE ENSINO E PESQUISA EM TRANSPORTES, 21., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2007. |
Resumen en portugués brasileño: | A administração do Terminal Portuário de Vila do Conde, situado no Estado do Pará, está ampliando sua área de influência e, por conseguinte, o volume de cargas movimentadas pelo porto tende a aumentar nos próximos anos. Para verificar se as instalações do terminal serão adequadas para movimentar a quantidade de mercadorias previstas, foi concebido um modelo de simulação computacional com o objetivo de estabelecer cenários operacionais do Porto de Vila do Conde para anos futuros. O modelo foi baseado na lógica operacional e nos tempos de operação fornecidos pela Autoridade Portuária, sendo utilizado o programa ARENA tanto para implementação do modelo quanto para simulação de cenários. Foi realizado um estudo estatístico baseado na Teoria das Filas para desenvolver alguns modelos, os quais foram validados, permitindo identificar possíveis gargalos identificados nos horizontes dos cenários apresentados. |
Abstract: | The management of the Vila do Conde Port, located in state of Pará, is enlarging your influence area, and the cargo volume transported by the terminal tend to increase in the next years. To identify if the terminal’s installations will be adequate for movement of the goods prognosticated, a computational simulation modeling was developed to establish several operational scenarios for the Vila do Conde in the next years, using Queue Theory. The software ARENA was used the for run the models and simulate the operational scenarios. The developed model was valid to identify bottlenecks in horizons of the proposed scenarios. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12751 |
Aparece en las colecciones: | GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_eve_baprata_modelagem.pdf | 57,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.