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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPraça, Eduardo Rocha-
dc.contributor.authorBrandão Filho, José Expedito-
dc.contributor.authorPrata, Bruno de Athayde-
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Ivan de-
dc.contributor.authorNobre Júnior, Ernesto Ferreira-
dc.date.accessioned2015-06-10T19:05:39Z-
dc.date.available2015-06-10T19:05:39Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationPRAÇA, E. R. et al. Modelagem computacional da movimentação de carga geral e unitizada do terminal portuário de Vila do Conde - Estado do Pará. In: CONGRESSO DE ENSINO E PESQUISA EM TRANSPORTES, 21., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12751-
dc.description.abstractThe management of the Vila do Conde Port, located in state of Pará, is enlarging your influence area, and the cargo volume transported by the terminal tend to increase in the next years. To identify if the terminal’s installations will be adequate for movement of the goods prognosticated, a computational simulation modeling was developed to establish several operational scenarios for the Vila do Conde in the next years, using Queue Theory. The software ARENA was used the for run the models and simulate the operational scenarios. The developed model was valid to identify bottlenecks in horizons of the proposed scenarios.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso de Ensino e Pesquisa em Transportespt_BR
dc.subjectLogística portuáriapt_BR
dc.subjectOperação de sistemas de transportept_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.titleModelagem computacional da movimentação de carga geral e unitizada do terminal portuário de Vila do Conde – Estado do Parápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA administração do Terminal Portuário de Vila do Conde, situado no Estado do Pará, está ampliando sua área de influência e, por conseguinte, o volume de cargas movimentadas pelo porto tende a aumentar nos próximos anos. Para verificar se as instalações do terminal serão adequadas para movimentar a quantidade de mercadorias previstas, foi concebido um modelo de simulação computacional com o objetivo de estabelecer cenários operacionais do Porto de Vila do Conde para anos futuros. O modelo foi baseado na lógica operacional e nos tempos de operação fornecidos pela Autoridade Portuária, sendo utilizado o programa ARENA tanto para implementação do modelo quanto para simulação de cenários. Foi realizado um estudo estatístico baseado na Teoria das Filas para desenvolver alguns modelos, os quais foram validados, permitindo identificar possíveis gargalos identificados nos horizontes dos cenários apresentados.pt_BR
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