Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12746
Tipo: Artigo de Evento
Título: Uma Nova abordagem para a análise de agrupamento com uma aplicação em agronomia
Autor(es): Prata, Bruno de Athayde
Freitas, Sílvia Maria de
Palavras-chave: Análise multivariada;Análise de agrupamento;Cluster;Raio de influência
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica
Citação: PRATA, B. A. ; FREITAS, S. M. Uma Nova abordagem para a análise de agrupamento com uma aplicação em agronomia. In: SIMPÓSIO DE ESTATÍSTICA APLICADA À EXPERIMENTAÇÃO AGRONÔMICA, 12., 2007, Santa Maria. Anais... Santa Maria: 2007.
Resumo: A Estatística Multivariada, por avaliar múltiplas variáveis em uma observação de uma amostra, destaca-se por ter diversas aplicações, tanto no campo científico quanto nas atividades empresariais. Dentre a família de técnicas multivariadas, a análise de agrupamento (cluster) é uma das mais utilizadas, dada sua utilidade pragmática. Os métodos de análise de agrupamento dividem-se em hierárquicos e não-hierárquicos, ambos com suas vantagens e desvantagens. Este artigo tem o objetivo de reportar uma nova abordagem para a análise de cluster, com um algoritmo de agrupamento que combine características dos métodos hierárquicos e não-hierárquicos. Um conjunto de dados sobre densidade de vegetação foi utilizado para a avaliação do método, que mostrou-se eficiente, cujos resultados esperados de sua aplicação mostraram-se promissores. Como consideração final, sugere-se a utilização de outras medidas de dissimilaridade, com vistas a avaliar o desempenho do algoritmo em diversas circunstâncias.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12746
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_eve_baprata.pdf48,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.