Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12738
Type: Artigo de Periódico
Title: Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto
Title in English: Development and validating an educational booklet for childbirth companions
Authors: Teles, Liana Mara Rocha
Oliveira, Amanda Souza de
Campos, Fernanda Câmara
Lima, Thaís Marques
Costa, Camila Chaves da
Gomes, Linicarla Fabiole de Souza
Oriá, Mônica Oliveira Batista
Damasceno, Ana Kelve de Castro
Keywords: Parto Humanizado;Apoio Social;Enfermagem Obstétrica;Estudos de Validação
Issue Date: Dec-2014
Publisher: Revista da Escola de Enfermagem da USP
Citation: TELES, L. M. R. et al. Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 48, n. 6, p. 977-84, dez. 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Objetivo: Descrever o processo de construção e validação de um manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Método: Pesquisa metodológica, realizada em 2011, seguindo as etapas: diagnóstico situacional; levantamento do conteúdo; seleção e fichamento do conteúdo; elaboração textual; criação das ilustrações; diagramação do manual; consulta a especialistas; consulta ao público- alvo; adequação do manual; revisão de português e avaliação do Índice de Legibilidade de Flesch (ILF). Foram elaborados tópicos que retrataram o suporte do período gestacional ao pós-parto. Resultados: Entre os acompanhantes, houve concordância mínima de 81,8% nos tópicos organização, escrita, aparência e motivação. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) Global do manual educativo foi de 0,94. A partir do ILF, os tópicos do manual corresponderam à leitura Muito Fácil ou Fácil. Conclusão: Considera-se o manual validado por especialistas e representantes do público-alvo quanto à sua aparência e conteúdo.
Abstract: Objective: the article describes the steps in producing and validating an educational booklet for childbirth companions. Method: methodological study conducted in 2011 consisting of the following steps: situational assessment; establishing brochure content; content selection and referencing; drafting the text; design of illustrations; layout; consultation of specialists; consultation of target audience; amendments; proofreading; evaluation using the Flesch Reading Ease Formula. The topics portrayed the sequence of events involving support from gestation to the postpartum period. Results: the concordance rate among companions was greater than or equal to 81.8% for the topics organisation, writing style, presentation and motives. The overall Content Validity Index of the booklet was 0.94. The booklet was classified as easy reading or very easy reading according to the results of the Flesch Reading Ease Formula. Conclusion: the presentation and content of the manual were validated for use with the target audience by the specialists and representatives of the target audience.
Abstract in Spanish: Objetivo: Describir el proceso de construcción y validación de un manual educativo para acompañantes durante el trabajo de parto y el parto. Método: Investigación metodológica, realizada en 2011, seguiendo las etapas: diagnóstico situacional; relevamiento del contenido; selección y registro del contenido; elaboración textual; creación de las ilustraciones; diagramación del manual; consulta a expertos; consulta al público meta; adecuación del manual; revisión de portugués y evaluación del Índice de Legibilidad de Flesch (ILF). Fueron planteados los tópicos que retrataron el soporte desde el período gestacional hasta el posparto. Resultados: Entre los acompañantes, hubo concordancia mínima del 81,8% en los tópicos organización, escrita, apariencia y motivación. El Índice de Validad de Contenido (IVC) Global del manual educativo fue de 0,94. Desde el ILF, los tópicos del manual correspondieron a la lectura Muy Fácil o Fácil. Conclusión: Se considera el manual validado por expertos y representantes del público meta en cuanto a su apariencia y contenido.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12738
ISSN: 0080-6234- online
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_tmlima.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.